Os especialistas que acreditam no determinismo geográfico afirmam que somente os fatores ecológicos, climáticos e geográficos são responsáveis pelas culturas humanas e decisões individuais.
Outro exemplo de determinismo geográfico seria a teoria de que as nações insulares (formadas por uma ilha ou um conjunto delas) têm características culturais únicas, devido ao seu isolamento das sociedades continentais.
Outra qualidade da espécie humana é a de romper com suas próprias limitações. Além do mais, é comprovado pela simples observação a existência de grandes diversidades culturais localizadas em um mesmo tipo de ambiente físico, com as mesmas características geográficas.
_____. Diálogos entre as Ciências Sociais: um legado intelectual de Friedrich Ratzel (1844-1904). Revista Bibliográfica de Geografía y ciencias sociales, v. 2, n. 34, p. 1-11, 1997b.
Além disso, Aristóteles criou seu sistema de classificação climática para explicar porque as pessoas estavam limitadas ao assentamento em certas áreas do globo.
Foi a partir desse pensamento que o geólogo alemão originou o conceito de espaço vital, que relaciona grupos humanos com as unidades espaciais onde eles se desenvolvem.
Essa perspectiva afirma que isso ajuda a definir o comportamento geral e a cultura de uma sociedade. Por exemplo, foi dito que as áreas nos trópicos de câncer e capricórnio eram menos desenvolvidas do que as latitudes mais altas.
Assim como o determinismo geográfico atribui as capacidades físicas e biológicas do ser humano às características geográficas do meio em que ele vive, o determinismo biológico atribui essas mesmas capacidades à sua raça, nacionalidade (país onde nasceu) ou o grupo ao qual ele pertence.
O possibilismo ambiental foi estabelecido pelo geógrafo francês Paul Vidal de la Blanche e afirmou que o ambiente estabelece limitações para o desenvolvimento cultural, mas não define totalmente a cultura.
No determinismo geográfico, a natureza é quem determina o o sucesso ou fracasso de um povo, mas no possibilismo, o homem é considerado um ser ativo, com um leque de possibilidades a serem percebidas e desenvolvidas a partir da observação da natureza ao seu redor.
Essa justificativa se deu pelo clima continuamente quente que, segundo alguns geógrafos, facilitava a sobrevivência e, portanto, as pessoas que moravam ali não trabalhavam tanto para garantir sua sobrevivência.
BARRIENTOS, D. El Determinismo Geográfico, La Geografía económica y el imperialismo em la obra de Strabón. Ediciones Universidad de Salamanca.Stvd. hist., Hª antig, v. 13-14, p.311-330, 1995.
Na década de 1950, o determinismo geográfico foi quase inteiramente substituído na geografia pelo possibilismo ambiental, efetivamente deixando de ser a teoria central da disciplina.
Ele acreditava que a pele mais escura de muitos africanos e vários pássaros, mamíferos e insetos era um resultado direto da prevalência de rochas de basalto negro na Península Arábica.
Carl Sauer, por exemplo, afirmou que o determinismo geográfico generalizou prematuramente a cultura de uma área. Assim, não permitiu resultados baseados em observação direta ou outras pesquisas.
A teoria de Ratzel afirma que, além do homem ser fruto do meio ambiente e geográfico que vive, o Estado é como um organismo vivo que trabalha para se expandir e defender seu próprio espaço.
O determinismo geográfico surgiu na Alemanha, idealizado por Friedrich Ratzel, que estudava a influência da natureza sobre o homem. O possibilismo surgiu na França, idealizado por Paul Vidal de La Blache, que afirmava que a relação homem-natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem.
Dois conceitos principais eram defendidos, um em cada teria: o Espaço Vital, no determinismo geográfico; e o gênero de vida, no possibilismo.
Friedrich Ratzel
Nesse sentido, o Determinismo Biológico ocorre quando existe algum fator supostamente tido como limitante (cor de pele, deficiência, etc) que inibe o indivíduo de desfrutar plenamente da liberdade. Analogamente, o Geográfico está relacionado à posição geográfica como supostamente limitante (Sertão, favela, etc).
O determinismo biológico é baseado em uma série de estereótipos, como por exemplo: todo asiático tem inteligência acima da média, negros são melhores em esportes e europeus são culturalmente mais elevados.
O determinismo biológico é um conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença.
ou: que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.
Uma definição que é biológica e cultural. É biológica, pois temos sim genes, moléculas, metabolismo, fisiologia que nos constitui. Mas não nos determina de forma simplista, direta e apartada das questões culturais. É, também, cultural, pois desde que nascemos estamos inseridos em uma sociedade.
Determinismo. Sexismo. A presença do Determinismo Biológico é observada em diversos estudos na área da genética e neurociências, na medida em que buscam identificar e justificar as diferenças comportamentais e cognitivas entre homens e mulheres de modo a restringi-las à informação genética e neurofuncional.
O libertarismo ou libertarianismo opõe-se ao determinismo por criticarem a existência de um agente externo que possa reduzir as escolhas dos indivíduos. Para os adeptos dessa corrente de pensamento, os indivíduos são plenamente livres e só devem ser determinados pela sua própria vontade.
O determinismo biológico surge como uma escola de pensamento em que uma cultura é geneticamente superior a outra. Essa visão é totalmente errônea. Um exemplo de determinismo biológico está no fato das culturas Europeias se considerarem mais evoluídas que outras.
Resposta: O determinismo biológico é um conceito que afirma que as características físicas e psicológicas do ser humano são determinadas por sua raça, nacionalidade ou por qualquer outro grupo específico a qual ele pertença.
O determinismo biológico se assemelha ao determinismo geográfico quando acredita que as diferenças culturais seriam explicadas em função da genética de cada indivíduo.
O Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence. ... Os antropólogos acreditam que a influencia das características de cada ser humano vem de sua cultura.
Determinismo Biológico é a comparação física e psicológica de um ser humano com seus costumes, nacionalidade ou o grupo que pertence. A influencia das características de cada ser humano é diretamente ligada à sua cultura. ... Dessa forma um ser humano não seria capaz de tomas decisões ou de sugeri-las na sociedade.
Existe, também, o determinismo genético, que afirma que uma pessoa é, em todos os seus aspectos, determinada pelo genoma. ... Já o determinismo geográfico afirma que o ambiente físico e as características geográficas são o fator principal na criação da cultura.
O determinismo sustenta que tudo aquilo que existe no universo é governado por leis causais (todo evento, incluindo-se as ações humanas, é causalmente determinado). ... Por fim, o conflito mostra que a determinação causal implica ausência de liberdade.
Olá! O determinismo biológico diz que as capacidades físicas e psicológicas de um ser humano está unicamente ligada a etnia, nacionalidade ou o grupo social no qual está inserido. ... Por conta desse tipo de visão, o determinismo biológico está totalmente equivocado.
Resposta. Resposta: O determinismo biológico, é o que busca explicações para comportamentos e valores na natureza dos indivíduos, entendida como sua raça ou suas heranças genéticas. Relativismo cultural, segundo o qual as culturas humanas só podem ser compreendidas em relação a si mesmas.
Inatismo; ambientalismo O Determinismo biológico é conhecido como inatismo e Determinismo social como ambientalismo.
Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.
O Determinismo Social é a crença de que o ambiente social é o maior influenciador na vida dos indivíduos; ou seja; acredita-se que o comportamento individual é moldado em função do ambiente social. ... Aquele que veio de um lar violento, logo tornaria-se um indivíduo violento.
A dialética entre liberdade e determinismo – O homem é determinado e livre ao mesmo tempo. ... Nessa perspectiva não faz sentido pensar em uma liberdade absoluta nem em uma negação absoluta da liberdade. A liberdade é sempre uma liberdade concreta, situada no interior de um conjunto de condições objetivas de vida .
Resposta. Liberdade é fazer tudo aquilo que não é proibido por lei. Já o determinismo diz que o somos fruto do meio que vivemos que contraria a teoria de liberdade.
Liberdade versus determinismo "O ser humano é determinado e livre ao mesmo tempo. determinismo e liberdade não se excluem, mas se complementam. liberdade é, em parte, a compreensão da necessidade".
A concepção dialética de liberdade é baseada numa perspectiva que não é totalmente livre em todos os termos, como pode propor o libertarismo, e nem mesmo é determinada, dada, pela natureza, como propõe o determinismo. Uma liberdade dialética é definida nas relações com o outro.