As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde. São usadas em projetos de decoração infantil ou quando a ideia é criar um ambiente cheio de energia e personalidade.
Em todo o espectro do círculo de cores, cada cor primária é sempre oposta a cor obtida misturando as outras duas cores primárias. Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja.
Sendo assim, Ciano (lado esquerdo) é a cor inversa do Vermelho (lado esquerdo), o Magenta é a cor inversa do Verde e o Amarelo é a inversa do Azul.
Assim, uma cor complementar é aquela que se encontra diante de outra cor. Desta maneira, a cor complementar do vermelho é o verde, a complementar do azul é o laranja e o roxo é complemento do amarelo.
Ciano: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo; Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco; Preto é a cor universal: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde salada, branco, vermelho ou amarelo.
Combinação em fenda ou meio complementar Por exemplo, se a primeira cor escolhida é o violeta, as outras duas serão o amarelo esverdeado e o amarelo alaranjado, ou se a primeira é o vermelho alaranjado, as outras duas serão o verde e o azul.
Assim, a partir da observação do círculo cromático podemos identificar as cores complementares:
Laranja
Como fazer a combinação de cores A parte de cima do círculo com as tonalidades de verde, azul, roxo são as cores frias. Já as tonalidades de rosas, vermelhos, laranjas e amarelos são as cores quentes. O branco, preto e cinza são cores neutras que podem servir de base para diversas combinações.
O primeiro passo para criar uma paleta de cores é entender sobre a teoria das cores e o círculo cromático. Teoria das cores nada mais é do que o estudo das cores, desde a forma como os tons são interpretados pelo nosso cérebro até as maneiras de aplicá-las no dia a dia.
Para saber se isso acontece, podemos começar observando se elas são cores diferentes ou parecidas. Se as duas cores forem bem diferentes, ou seja, naturalmente contrastarem uma com a outra, elas podem ser usadas simultaneamente, pois não irão brigar entre si.
Quais são as melhores combinações de cores?
Quais cores combinam com a rosa? Nós ensinamos!
Escolhe-se uma cor, pulam-se três, e acrescenta-se a próxima na combinação. Meio-complementares: basta eleger três cores da roda, como o verde e sua complementar, o vermelho. No entanto, no lugar da cor complementar, opta-se por duas harmoniosas, ou seja, uma de cada lado do vermelho.
Duas combinação quentes: vermelho, laranja e amarelo ou laranja, violeta e vermelho. Duas combinações equilibradas: laranja, amarelo e verde ou laranja, verde e violeta.
Se quiser saber como combinar cores em forma de color block, a dica é escolher uma cartela com suas nuances preferidas e ver como elas harmonizam entre si. Para ter certeza, pegue tecidos diversos nos tons escolhidos e use sobreposição. Assim é possível ver se eles ficam bem juntos.
Para a arquiteta Elaine Gonzalez, juntar cores análogas - escolhendo uma cor primária - com um tom abaixo (ou acima) é uma boa ideia para criar combinações harmônicas. Dessa forma, você pode pintar uma das paredes com a cor principal, e as outras com tons mais claros, por exemplo.
Para fazer paredes de cores diferentes no mesmo ambiente é ideal que você siga o círculo cromático visto na imagem acima. São doze cores e deve ser utilizado quando o objetivo é harmonizar o encontro de cores diferentes. Complementares são os tons em lados contrários no círculo, transmitindo energia ao ambiente.
Como misturar tintas de parede para criar cores novas
Além dessas três possibilidades de combinações com as cores do espectro, há ainda as cores neutras. Essas, por sinal, são as mais utilizadas em paredes de casas. Entram na lista o branco, o preto, o cinza e os tons de bege, conhecidos também como Off White.
As cores mais claras, por exemplo, tendem a ampliar o espaço, como o cinza, o brando e o bege, principalmente se a sala tiver janelas amplas. Já as cores para a sala de TV ou multimídia podem ser diversas. Se você pretende adotar um estilo mais descolado, a dica é optar pelo amarelo, roxo ou turquesa.
Para a sala, prefeira cores mais vibrantes, como o amarelo, azul, verde e uma mescla com tons mais neutros, como cinza e branco. Nos quartos, o mais tradicional é o branco, mas a mistura com cores claras e suaves também é bem-vinda.
As melhores cores para pintar sala pequena são os tons pasteis porque combinam perfeitamente com todos os estilos de decoração. Veja algumas opções das melhores cores para sala. 6- O bege é uma das melhores opções de cores para sala. 7- As cores para pintar sala pequena podem destacar uma parede.
Uma boa regra é pintar a parede de destaque da mesma cor que as outras paredes, mas dois tons mais escuros. Se não quiser ser arrojado com a escolha da cor, essa regra costuma ser infalível. Você não precisa fazer isso. Uma parede de destaque mais clara num cômodo escuro também pode funcionar, mas é mais arriscado.
Adiantamos que as melhores cores para salas pequenas, sejam de jantar, estar ou TV, são as claras. O branco, por exemplo, é a cor ideal para quem deseja ampliar o ambiente visualmente. Ou seja, mesmo que seja uma sala pequena, você terá a sensação de estar em um espaço maior se ela for toda branca.
As paredes brancas são ideais para um projeto tão cheio de cor, como esse. A mistura inclui azul, verde, amarelo, roxo, e rosa. Se a ideia é transformar a sala bege, invista nos enfeites e almofadas com cores para dar cara nova a sala de TV.
11 dicas para escolher a cor certa para a sua casa
Para ajudar você a diferenciar a parede do ambiente, listamos quatro dicas infalíveis: