O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno.
A criança é linda. A criança é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.
A palavra muito intensificou a qualidade contida no adjetivo linda: muito, nessa frase, é um advérbio. A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).
Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.
Advérbios de modo: assim, bem, debalde, depressa, devagar, mal, melhor, pior e quase todos terminados em –mente: fielmente, levemente, etc.; ... Advérbios de tempo: agora, ainda, amanhã, anteontem, antes, breve, cedo, depois, então, hoje, já, jamais, logo, nunca, ontem, outrora, sempre, tarde, etc.
Significado de Ora interjeição Indica espanto, dúvida, desinteresse. ... locução interjeição Ora bolas. Expressa um misto de surpresa, decepção e descaso: ora bolas!
exclamação que constitui resposta a um agradecimento; de nada!
ora”, por homofona (possuir o mesmo) de “hora… hora”, gera equívocos. Ex.: Ora quer participar, ora fica mais reservado. Então, lembre-se, na construção das orações coordenadas alternativas, a expressão a se usar é “ora”, sem o “h”.