Truco Mineiro Utiliza o baralho tradicional que pode ser o baralho 139 ou o NEO (40 cartas) e exclui as mesmas cartas da versão paulista. A diferença na versão mineira é as cartas mais altas do jogo, que são definidas antes mesmo delas começarem: 4 de paus, 7 de copas, Ás de espadas e 7 de ouros.
Truco é um popular jogo de cartas praticado em diversos locais da América do Sul e algumas regiões da Espanha e Itália. É um jogo de vazas jogado com o baralho espanhol, por dois, quatro ou seis jogadores, divididos em dois lados opostos.
Trunfo ou manilha: Carta mais forte do jogo.
Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum. ... Para saber onde o baralho foi criado, escolha uma carta: o imperador chinês, o faraó egípcio, o xeique árabe ou o marajá indiano.
O valete é curinga. Pode ser jogado em cima de qualquer carta e o jogador que o jogou decide que naipe deverá ser jogado por cima. Se uma pessoa jogar um sete com o mesmo naipe da carta da mesa, a pessoa seguinte deve comprar três cartas do bolo. Mas se ela também tiver um sete, o próximo tem que comprar seis.
Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
Naipe é cada "família" ou tipo das cartas. Cada naipe traz todos os números de 2 a 10, o Ás (que representa ora 1, ora 14), Valete, Dama e Rei. ... Os 4 naipes representam as 4 estações do ano. As 13 cartas de cada naipe representam as 13 semanas que compõem cada estação.
52 cartas
Um baralho de 52 cartas tem 4 símbolos ( Espadas, Copas, Ouros e Paus) diferentes. Cada um desses símbolos representa um naipe. Cada naipe possui 13 cartas (A,K,Q,J,10,9,8,7,6,5,4,3,3) que se repetem e portanto existem 4 Áses, 4 Reis, 4 Damas, 4 Valetes, etc.
O baralho é constituído por 52 cartas (espaço amostral), sendo 26 vermelhas e 26 pretas. Possui 4 naipes: copas, ouro, paus e espadas.
O principal baralho de 52 cartas, em uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠), com cartas de figuras.
Cada carta representa uma semana do ano! ... Os quatro naipes do baralho estão associados às estações do ano: Ouros (primavera); Paus (verão); Copas (outono) e Espadas (Inverno). ● Os naipes estão relacionados com os elementos da natureza: Copas – água; Paus – fogo; Espadas – ar e Ouros – terra.
b) Existem 4 reis no baralho (um para cada naipe). Logo, o número de casos favoráveis é igual a 4. Simplificando o numerador e o denominador por 4: P = 1/13.