Quais são as táticas de defesa mais utilizadas no basquete?
No Basquetebol, existem dois tipos básicos de defesa: um, que se baseia na marcação por zona ou por regiões da quadra, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área do campo de jogo, e, outro que se fundamenta na marcação, específica, de um determinado jogador, denominada de marcação individual.
Sistema Defensivo: Existem dois tipos básicos de defesa: individual e por zona. ... O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado.
A defesa por zona atua no erro do adversário, enquanto a individual, o faz errar....Defesa em Zona:
6-Ajuda: Quando o defensor que está pressionando a bola, não consegue conter o atacante que está com a bola, o defensor que está flutuando deve abandonar o atacante que ele está marcando e ajudar (entrar na frente). Quando há uma ajuda, a defesa fica em desequilíbrio.
Os principais objetivos de um sistema tático é basicamente levar em consideração a coletividade e projetar uma boa defesa e um bom ataque fazendo com que um time sofra menos ataques sucessivos do adversário e que o seu ataque consiga furar o bloqueio adversário de maneira efetiva.
Assim como o futebol tem os defensores, os meio campistas e os atacantes, o basquete também tem as suas posições táticas. Dentre elas podemos citar: o armador, os alas e os pivôs. É ele quem organiza e arma as jogadas, tendo a melhor visão de jogo, um bom passe e arremesso de longa distância.
A tática aplicada ao Basquetebol significa a utilização de recursos para definir situações durante um jogo, englobando os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações grupais (marcações por zona 2×2 e 3×3, por exemplo) e individuais, podendo ser resumida como: “o que fazer” para resolver uma determinada ...
RESPOSTA = TÉCNICA = É uma execução mecanicamente o mais próximo que puder da perfeição de um movimento específico para o jogo e um conjunto de atividades necessária para a sua prática. TÁTICA = Conjunto de ações, meios ou recursos empregados para alcançar determinado resultado.
Segundo o dicionário Michaellis a palavra tática é definida como o "conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável". Sendo assim entendemos os esquemas táticos como as formas que um treinador esportivo escala sua equipe dentro de campo/quadra para superar/vencer seus adversários.
1) O Conceito De Técnica Do Corpo. A técnica do corpo é o uso que fazemos dele para atingir uma finalidade pré-estabelecida, seja, nadar, correr, andar, comer, etc. ... São exemplos de como as técnicas do corpos são interiorizadas pelo sujeito. O corpo é um instrumento sobre o qual vivemos.
As definições de técnica e tática por vezes se mesclam. Nos dicionários de língua portuguesa, técnica significa "o conjunto dos métodos e pormenores práticos essenciais à execução perfeita de uma arte ou profissão; o conjunto dos processos de uma arte, a maneira de executar determinado procedimento".
As táticas de futebol são tipos de montagem da equipe em campo. Esquemas definidos pelo técnico para que cada posição englobe um jogador com habilidades para desenvolver etapas que direcionem para o desarme do time adversário e maior marcação de pontos.
Hoje em dia, cada vez mais o futebol se preocupa em não sofrer gols, por isso há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Atualmente, os esquemas táticos mais usados são o 4-4-2 e o 3-5-2.
4-3-3. É o esquema preferido dos cartoleiros (o meu também). Não à toa. A grande vantagem é ter três atacantes, atletas que tem o maior potencial de pontuação no Cartola por balançarem mais as redes.
O 4-2-3-1 é uma formação muito equilibrada que distribui muito bem os seus jogadores no gramado. É a formação ideal para quem gosta de jogar em contra-ataque. Com dois meias defensivos, você vai aguentar bem a pressão do adversário e consegue sair para o ataque rapidamente com os três meias ofensivos.
O 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.
O 3-5-2 dinamarquês de Sepp Piontek inovou num esquema de três zagueiros que não era defensivo. ... O esquema era composto por uma linha de três defensores, no meio campo havia um volante, dois alas, e dois meias armadores; e dois centroavantes um pouco abertos. O sistema foi muito utilizado na Europa nos anos 90.
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. ... Esse esquema começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas.
Fatores condicionantes para a escolha da tática no futebol
Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque. Um da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada.
A escolha da tática está condicionada a alguns fatores, conforme se trata a seguir: a) condição física da equipe; b) condição técnica da equipe; c) grau de conhecimento e capacidade de assimilação das táticas; d) circunstâncias decorrentes da partida; e) aproveitamento das habilidades individuais das atletas.