Acesso à cãmara pulpar e seu preparo:
Para a realização do tratamento endodôntico, precisamos realizar previamente o correto diagnostico e logo após iniciar o plano de tratamento.
Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
6-) Com estes valores poderemos indicar o Comprimento Real de Trabalho (CRT) ou Comprimento de Trabalho (CT).
É definida pela linha imaginária que tangencia as bordas do forame apical.
Necropulpectomia: é o tratamento de canal em dentes com a polpa morta. Consiste na remoção da polpa necrosada , assim como a remoção de bactérias do interior do canal radicular.
Em síntese, a Técnica Crown Down, também conhecida como Técnica de Oregon, é um método de instrumentação dos canais radiculares, ou seja, por meio do uso de instrumentos, propõe a remoção de detritos, além de esculpir e alisar as paredes do canal radicular.
Cabe a este instrumento a manutenção da patência do canal durante toda a instrumentação, pois a lima memória se restringirá ao limite do comprimento de trabalho. Esta lima sempre será usada até o comprimento total do dente com leves movimentos oscilatórios e com pequena amplitude.
Para responder a sua pergunta, vamos simplificar. Conseguir patência foraminal é chegar ao forame pela “primeira vez” e manter patência é voltar frequentemente ao forame enquanto se prepara o canal.
Mensuração dentária A correta determinação do comprimento real do dente tem por objetivo assegurar que os procedimentos endodônticos (tratamento de canal) sejam realizados dentro dos limites do canal radicular, evitando injúrias aos tecidos adjacentes.
De acordo com a literatura, o limite CDC, local onde se encontram a dentina e o cemento, representaria o ponto de maior constrição do canal e ali deveria ser determinado o comprimento de trabalho.
A união entre o canal dentinário e o canal cementário é denominada de junção cemento-dentina-canal (CDC). O CDC é o ponto de maior constrição do canal radicular, sendo, portanto, o ponto até onde o endodontista deve chegar durante o preparo do canal radicular.
A relação existente entre o PQC (preparo químico cirúrgico) e a obturação é de extrema importância, principalmente no que concerne ao adequado limite apical: Polpa Viva de 1,0 a 1,5mm aquém do vértice radiográfico, Polpa Morta de 0,5 a 1,0 aquém do vértice radiográfico; modelagem com conicidade gradual, com maior ...
Dessa forma, a patência apical impede que a dentina seja compactada nessa porção do canal, o que favorece modelagem, desinfecção, ir- rigação e posterior obturação adequada dessa im- portante região do sistema de canais radiculares.
Batente apical: conhecido também como ombro apical, parada apical de instrumentação ou degrau apical, serve de anteparo Page 15 ENDODONTIA PRÉ-CLÍNICA 110 6 - PrEParo QuÍmICo mECânICo para o cone de guta-percha principal no momento da obtura- ção.
O forame apical corresponde à abertura final do canal radicular em nível de terço apical na superfície externa da raiz dental e é porta de comunicação do sistema de canais radiculares com a região periapical, sendo de grande importância o conhecimento de sua localização, pois nem sempre coincide com o vértice radicular ...
2012). O Glide Path é um desimpedimento prévio que é realizado no interior do canal radicular antes da realização da instrumentação. Este procedimento tem como objetivo facilitar a instrumentação do interior do dente, diminuindo o transporte de componentes indesejados no sentido apical.
A realização do glide path pode ser feita com instrumentos manuais ou mecânicos. Conheça as vantagens e desvantagens de cada técnica. – Não necessita de equipamentos, basta o uso de uma lima adequada. – Maior sensação tátil do operador, que pode “sentir” o canal.
A irrigação do canal radicular é muito importante para auxiliar na descontaminação dos canais radiculares. ... O emprego do EDTA a 17 % como solução auxiliar apresenta desempenho satisfatório na função de desinfecção do sistema de canais radiculares.
substância que amolece a água dura pela remoção de íons metálicos. outros íons dissolvidos, como Ferro (Fe3+), Cobre (Cu2+), Zinco (Zn2+), etc.
Quando constata-se que houve um acidente com hipoclorito de sódio durante a terapia endodôntica o tratamento visa minimizar efeitos deletérios teciduais, é recomendado informar ao paciente sobre as complicações, uma adequada analgesia para diminuir a dor, terapia profilática para evitar infecções secundárias se for ...
A abordagem mais empregada na remoção da smear layer é o uso alternado de hipoclorito de sódio e ácido etilenodiaminotetracético a 17% (EDTA) durante e ao final do preparo dos canais radicula- res (BAUMGARTNER; MADER, 1987).
A smear layer é descrita como um material lodoso com aparência amorfa, irregular e granular, formada nas paredes dentinárias (SEN et al., 1995). Pode apresentar microrganismos que migram para o interior dos túbulos dentinários (PEREZ et al., 1996), remanescentes pulpares e/ou tecidos necróticos.
Existem fortes razões para o emprego de substâncias químicas durante a instrumentação dos canais radiculares. A dentina excisada deve ser englobada pela substância química, a fim de impedir a formação do magma e sua deposição na porção terminal do canal, obstruindo-o.
A camada híbrida constitui-se pela inter-relação do polímero, proveniente do sistema adesivo, com o colágeno dentinário. ... Desta forma, se obtém um embricamento micromecânico, baseado no entrelaçamento do adesivo com colágeno presente nos túbulos dentinários e, principalmente, na dentina intertubular.
A técnica de condicionamento seletivo em esmalte, consiste na aplicação de ácido fosfórico apenas sobre o esmalte dental (Figura 4), promovendo a desmineralização seletiva dos prismas de esmalte (LOGUERCIO et al, 2015; PERDIGÃO et al., 2014), criando micropo- rosidades, aumentando a área de superfície disponível para a ...