O diabetes pode causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer à outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.
Até o momento o que as pesquisas nos mostram é que o Diabetes tipo 2 é uma doença multifatorial, ou seja, é causada pela herança genética da pessoa, associada aos hábitos sedentários e ao ganho de peso.
No entanto, na diabetes tipo 1, porque o corpo é incapaz de a produzir, não há insulina para transferir a glicose da corrente sanguínea para as células. Como consequência, o organismo decompõe sua própria gordura e músculo, levando à perda de peso.
Existem dois pontos fundamentais para perder peso e emagrecer rapidamente, ajudando a curar o diabetes, que são fazer uma alimentação equilibrada, e pobre em alimentos gordurosos e açucarados, e praticar exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.
A verdade é que a obesidade é um fator de risco para o diabetes – e isso todo mundo sabe. Mas o que não é tão falado é que essa relação é uma via de mão dupla: quem tem diabetes (especialmente o tipo 2) também tem mais dificuldade de perder peso. E isso acontece por causa do que chamamos de “resistência a insulina”.
Estudos mostram que as fibras solúveis podem reduzir a gordura, especialmente na área da barriga. Suplementos de fibra como o glucomanan também podem ajudar. Beba café ou chá.
Mais importante do que esses números, o importante é saber que não é possível reverter o quadro, e sim controlá-lo para que ele não evolua para o diabetes em si. As providências incluem especialmente mudanças no estilo de vida, especialmente exercícios, alimentação e dieta, mas até remédios se for o caso.