O típico estereótipo do estilo gótico inclui um rosto pálido com cabelos pretos (coloridos ou não), batons negros e roupas pretas, embora nem sempre estas descrições sejam de fato o estereótipo padrão. Homens e mulheres góticos vestem tanto delineador e esmalte de unha escuro.
Esta palavra entra no vocabulário significando germânico e mais tarde, com o Renascimento e o Iluminismo, medieval. Gótico seria tudo o que dissesse respeito à Idade Média, vista como a Idade das Trevas e associada à brutalidade, às superstições e ao feudalismo.
Mesmo esse povo e sua cultura não tendo nada em comum com o estilo gótico é sempre bom lembrar a origem do termo. Mas pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor.
As principais características da escultura gótica são a tendência ao naturalismo e a busca da beleza ideal. ... Durante a evolução do gótico, a escultura exterior foi-se libertando do limite arquitetônico para adquirir volume e movimento próprios. Muitas vezes as figuras se relacionavam entre si e expressavam sentimentos.
A entrada das catedrais possui três portais, ao contrário de um único portal presente nas construções românicas. ... Colocadas nos pórticos das catedrais, as esculturas góticas parecem movimentar-se e olhar uma para as outras, carregando ainda símbolos que permitiam a identificação dos personagens bíblicos, por exemplo.
A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.
Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.
Assim, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...
Há dois motivos que explicam a grande utilização de vitrais nas catedrais góticas: a arquitetura e a religiosidade. A arquitetura dessas catedrais permitia isso, pois a utilização de arcos ogivais dividia o peso da abóbada central, fazendo com que as paredes perdessem o papel de sustentação.
Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. Contando muitas vezes com uma temática religiosa, o desenho era recortado em diferentes pedaços de papel, que se encaixavam perfeitamente à armação de ferro que comportaria as peças de vidro.
É uma arte composta por um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos ou pinturas sobre o vidro é muito comum no estilo gótico, um exemplo de vitrais são comuns em igrejas.
As origens dos vitrais são impressivas, segundo historiadores remonta a Idade Média, sendo comuns no Oriente nos séculos IX. ... A partir do século XIX o vitral se desvincula da abordagem religiosa explorada até então e passa adquirir novas funções, como um elemento de decoração.
França
Resposta. Resposta: Os gregos que faziam parte da GRECIA em 146.
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas. Arcadas: representam uma sequência de arcos sustentados por colunas e geralmente eram encontrados nos claustros.
Catedral de Milão
Em razão dessas características, as construções românicas necessitavam de pesadas e grandes estruturas para manterem-se de pé. Os grossos pilares de pedras garantiam essa sustentação, mas limitavam a altura das construções e dificultavam a entrada de luz, em decorrência da necessidade de manter as paredes.