Tic's: Uma tendência no ensino de matemática, desigualdade social, momento histórico dialético, A apropriação das tecnologias de informação e comunicação, a Matemática Moderna, “Agenda para Ação”.
A educação matemática, também chamada de didática matemática em países europeus, é uma área das ciências sociais que se dedica ao estudo da aprendizagem e ensino da matemática.
A educação matemática deve ter como missão entregar ferramentas que propiciem e facilitem a vida em sociedade; a humanização do ensino de matemática pode e deve ter como princípio a vida empírica do aluno, desta forma pode-se valorizar e interpretar o indivíduo em todas as suas vertentes de convívio e necessidades, ...
A solução para este problema, felizmente, é muito simples. Só é necessário rever com eles os conceitos fundamentais da disciplina. Isso pode ser feito com a ajuda dos pais, de um professor particular ou até mesmo por conta própria. O importante é que revisem todo o conhecimento aprendido.
Alguns fatores envolvendo o baixo rendimento dos alunos em Matemática podem estar diretamente ligados a alguns problemas, como: auditivos, visuais, leitura e escrita.
Muitos alunos não aprendem por falta de responsabilidade, e os demais não precisam ouvir sermão junto com eles. Professores estressados também não ajudam muito. Às vezes os alunos não aprendem porque têm preguiça de estudar, e outras vezes pelo tipo de aula de alguns professores.
Um dos principais fatores que transformam a matemática em um bicho de sete cabeças é sua característica de ser uma matéria expressivamente acumulativa. ... É dessa forma que muitos criam bloqueios de aprendizado, rotulando matemática como uma ciência difícil demais, e "jogam a toalha", desistindo de aprender.