As sete linhas da Umbanda representam as sete linhas da Quimbanda comandadas por exus. O principal ritual da Quimbanda consiste na invocação de espíritos....Linhas da Quimbanda
Pontos em que ocorre a diferença: o espiritismo não tem culto material e na umbanda ocorre; espiritismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina. espiritismo não tem sinais cabalísticos nem símbolos, a umbanda tem sinais, como os “pontos riscados”.
Diferindo-se das demais religiões que praticam este contato direto com os espíritos, o espiritismo é comumente chamado de “kardecismo”, estabelecendo apenas um elemento distintivo em relação a outras crenças como a umbanda, o candomblé e a santeria.
Umbanda de almas e angola: além da Umbanda tradicional, se utiliza de ritos africanos. Umbanda branca ou Umbanda de mesa: voltada ao Espiritismo com doutrinas baseadas na conduta kardecista. Não trabalha diretamente com Exús, pombo-giras nem se utilizam de fumo, álcool, imagens e atabaques.
A Mesa Branca é a prática da mediunidade com base nos ensinamentos de Jesus Cristo através de guias espirituais, que podem ser entidades ou espíritos de trabalho.
É um corredor longo, com cinco salas e um balcão com água logo ao lado dessa porta de saída. As pessoas em geral entram pelo portão que fica no meio da quadra e saem por este. A sessão espiritual, os passes magnéticos e os descarregos (vide adiante) são realizados no próprio terreiro.
As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. ... A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.
A Umbanda é uma religião de transe de possessão ou religião mediúnica, como frequentemente seus adeptos preferem falar. ... Como aponta Lewgoy (2001), o espiritismo no Brasil é religião letrada e racionalista, que “é adotada pelos segmentos de elite do Brasil pré-republicano”.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Preto-velho é o espírito de um escravo de origem africana, que procura repartir com as pessoas encarnadas na Terra a sua sabedoria, a sua experiência de vida. ... Caboclo, dentro da Umbanda, corresponde a um espírito desencarnado de um índio, que se manifesta através de uma pessoa capaz de senti-lo, o chamado “médium”.
Entidades brasileiras, caboclos compartilham uma origem com o povo de santo; os orixás vêm da África. Mas enquanto estes já existem nas pessoas (como componentes dela), os caboclos chegam de fora.
É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium. ... A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.