Na pista, os atletas correm distâncias que variam de 100 a 5000 metros (incluindo revezamentos). No campo, acontecem as disputas de saltos, lançamentos e arremessos. No último dia do evento, ocorre a maratona. Os praticantes dessa modalidade podem ter diferentes deficiências: visual, física e/ou intelectual.
Proporcionar jogos como os paraolímpicos além de valorizar os atletas com deficiência ainda possibilita o respeito e a possibilidade de condições para que essas pessoas possam viver a sua vida de forma plena, apesar das dificuldades.
Os esportes individuais são aqueles onde só competem um adversário em oposição a outro. Existe uma variedade de modalidades praticadas individualmente, envolvendo ou não equipamentos auxiliares, e que se encaixam em diversos perfis.
Esportes Paralímpicos Coletivos Os esportes coletivos são executados com dois ou mais atletas. Basquete em cadeira de rodas: homens e mulheres com algum tipo de deficiência locomotora podem participar dessa modalidade. ... Vela: atletas com deficiência locomotora ou visual participam dessa modalidade.
De um modo geral, o esporte melhora a condição cardiovascular, aprimora a força, agilidade, coordenação, equilíbrio e a capacidade motora da pessoa. Psicologicamente, o esporte melhora a autoestima e a autoconfiança, tornando as pessoas mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física, melhora das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestório, reprodutor e excretor), velocidade, ritmo, possibilidade de acesso à prática do esporte como lazer, reabilitação e competição.
Jogos adaptados são os jogos esportivos típicos, como o vôlei e o futebol, que sofrem alguma alteração em sua estrutura para que todos os alunos possam participar. As adaptações deste tipo de jogo podem incluir diminuição do tamanho da quadra ou do tempo de partida, alteração nas regras e nos participantes.
Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.