Conheça os oito passos do yoga. ... A principal diferença reside exatamente nisso: a meditação tem como objetivo a estabilidade mental através do “esvaziamento” da mente, e o yoga como filosofia compreende a estabilidade do ser com o todo e consigo mesmo, física e mentalmente.
Sua origem é muito antiga, remontando as tradições orientais, especialmente a ioga, mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras. Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação.
A meditação indiana é uma prática eficiente para controlar os pensamentos e aumentar o bem-estar. Ela está ligada, diretamente, ao comando da mente, por meio de uma técnica de respiração e observação de si mesmo.
A meditação traz benefícios para a saúde integral do praticante, ou seja, para a saúde física, mental e emocional. ... Um dos seus grandes benefícios é que ela ajuda o praticante a reduzir o estresse e a lidar com as emoções, inclusive, com a dor e o sofrimento.
Isso pode ser alcançado com a meditação. ... "A meditação reduz o estresse e a ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória, a autoestima e aumenta a capacidade de concentração".
Pesquisadores analisam possíveis efeitos e limitações da prática da atenção plena. “Para meditar é preciso intencionalmente focar a atenção em algo, seja interno ou externo. ... É um exercício do estado de atenção plena”.
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Quando uma pessoa aprende uma habilidade particular – como a meditação – ela está exercitando essas áreas de massa cinzenta (que são as células cerebrais conectadas umas às outras), cujo trabalho é formar essa habilidade.