Resposta. O tecido nervoso tem como função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebido.
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos. O sistema nervoso autônomo apresenta duas divisões, a parassimpática e a simpática.
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. ... Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais.
As principais partes anatômicas do cerebelo incluem o vêrmis, longo e afinado no centro, dois lobos flóculos-nodulares abaixo, cada um dividido em diversos lóbulos. Os dois lóbulos laterais lembram os dois hemisférios do cérebro e às vezes são chamados de hemisférios cerebelares.
A maior manifestação da lesão do cerebelo é a ataxia. A característica essencial da ataxia é que os movimentos não são normalmente organizados. Ataxia não é específica para doença cerebelar, e lesões em outras partes do SN precisam ser excluídas antes de atribuir ataxia a doença cerebelar.
A seguir apresentamos uma lista das sequelas mais comuns em pessoas que sofreram um AVC: