EQST

Quais Os Tipos De Extintores E Seus Respectivos Incndios?

Quais os tipos de extintores e seus respectivos incndios? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais os tipos de extintores e seus respectivos incêndios?

Saiba quais são as classes de incêndio

  • Classe A. Os incêndios classificados como A são os causados por materiais sólidos, como papel, madeira, tecidos, algodão, madeira etc. ...
  • Classe B. ...
  • Classe C. ...
  • Classe D. ...
  • Classe K. ...
  • Extintor com carga de água. ...
  • Extintor com carga de espuma mecânica. ...
  • Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2)

O que é um extintor de CO2?

II- EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor , o gás é liberado formando uma nuvem que ABAFA E RESFRIA.

Por que o extintor de pó químico apaga o fogo?

O extintor de gás carbônico (CO,), por exemplo, afasta o oxigênio da área que está queimando e apaga o fogo. É recomendado principalmente para apagar incêndios em equipamentos elétricos, porque não conduz eletricidade. Mas, em locais abertos, sua ação fica comprometida pelo vento.

Como saber o tipo de extintor?

Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:

  1. Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ...
  2. Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ...
  3. Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.

Qual extintor para gás GLP?

Extintor de Pó Químico Seco (PQSP) – Classes B e C Extintor com carga de pó químico a base de bicarbonato de sódio ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).

Qual extintor para apagar fogo?

GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.

Qual o extintor próprio para apagar fogo em inflamáveis?

Em caso de incêndios provocados por materiais de fácil combustão, líquidos inflamáveis e relacionados à eletricidade, o ideal é usar extintor de incêndio abc. Com esse equipamento, sua residência ou empresa está segura no momento de extinguir um desses três tipos de incêndios, que estão entre os mais comuns.

Como apagar um incêndio elétrico?

Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico. Se não conseguir em 5 segundos, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.