Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
A loratadina é um antihistaminico e não tem contraindicação de uso na dengue; o ideal é avaliar a lesão que tem nos braços para ver se realmente é alérgico antes que inicie uma medicação.
Os remédios para alergia, como Desloratadina, Cetirizina, Hidroxizina e Dexclorfeniramina também podem ser usados, mas também sob orientação médica.
De acordo com o Ministério da Saúde, o paracetamol, como Pratium, é seguro para o alívio da febre e da dor em caso de suspeita de qualquer uma das três doenças, enquanto medicamentos anti-histamínicos em geral, por exemplo, à base de dexclorfeniramina, como Polaramine, podem ser utilizados para amenizar a coceira ...
Você pode usar qualquer anti-alérgico da classe dos anti-histamínicos, seja os de primeira geração (podem causar sonolência) assim como os mais modernos, de segunda geração (que não causam sonolência). Eu recomendaria hidroxizine (nome comercial: hixizine), porém ele pode provocar sonolência.
Ácido Acetilsalicílico + Maleato de Dexclorfeniramina + Cloridrato de Fenilefrina + Cafeína é contraindicada em casos suspeitos ou confirmados de dengue. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Portanto, a recomendação atual é não tomar medicamentos à base de corticoides em suspeitas de dengue. Além disso, é sempre preciso ter muito cuidado quando lidamos com corticoides no geral.
1) Há indicação de corticoide na dengue. Não use corticosteroides. Eles não são indicados e podem aumentar o risco de sangramento, hiperglicemia e imunossupressão. 2) Se plaquetopenia importante na dengue, deve-se transfundir plaquetas.
Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os antiinflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.
“Medicamentos derivados de Ácido Acetilsalicílico ou sigla AAS são totalmente contraindicados em todos os casos de Dengue ou suspeita de Dengue porque são anticoagulantes ou antigregantes plaquetários e assim, aumentam o risco de sangramentos e hemorragias, pois a coagulação do paciente já está prejudicada pela redução ...