Resposta. -O fato do café ter sido um dos principais produtos comercializados, e a política do café com leite, favoreceram a expansão cafeeira no Brasil.
Em se tratando de questões econômicas, a economia cafeeira se tornou o grande destaque e se solidificou, no período do segundo reinado. ... Nesse período, o crescimento econômico foi atribuído ao reflexo do fim do tráfico de negros no Brasil, através da Lei Eusébio de Queirós, em 1850.
A economia do Segundo Reinado foi baseada essencialmente na produção cafeeira, que auxiliou ainda a modernização de parte do Brasil. ... A partir da década de 1830, o café transformou-se no motor da economia do Segundo Reinado. As primeiras mudas de café foram plantadas no norte do país, na segunda metade do século XIX.
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. ... O motivo de tal fomento era a necessidade de mão de obra livre e qualificada para o trabalho nas lavouras de café.