Psicologicamente, empatia é a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções.
Aprenda como criar empatia pelo cliente em 7 passos simples
Para criar sintonia com o outro, devemos interpretar os seus sentimentos, pois na maior parte das vezes, esta comunicação é não-verbal, ou seja, as pessoas emitem sinais sutis do que desejam. Por isso, é fundamental observar os gestos, a postura, a entonação da voz e até o silêncio.
Em tempos de crise e dificuldade, a empatia pode atuar como um estimulante. É um meio que faz fluir a harmonia entre os grupos, a identificação de necessidades e a colaboração ativa que nos faz parte do grupo, e não arquitetos do conflito.
Podemos definir empatia como a habilidade de compreender outras pessoas. Uma pessoa empática consegue lidar melhor em qualquer situação, porque tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista, mesmo que não concorde com ele.
A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro a fim de compreendê-lo emocionalmente. Trata-se de uma capacidade poderosa e transformadora, pois faz com que as pessoas se relacionem de modo mais respeitoso e compassivo, algo que a sociedade realmente precisa.
Resposta. Resposta: Se colocar no lugar dos outros fortalece os laços, incentiva a cooperação, evita conflitos, aumenta a harmonia, desestimula o egoísmo, diminui o preconceito e discriminação.
Importância da empatia no atendimento ao cliente A empatia no atendimento ao cliente é vital para o crescimento de uma organização, pois permite entender o que incomoda os usuários e quais são as características que eles veem de forma positiva.
Empatia- Saber se colocar no lugar do outro. Antipatia- É um sentimento de repugnância e repulsa instintiva diante de alguém ou alguma coisa; sentimento de discordância e desarmonia entre dois. Simpatia- É sentimento de afeto que faz com que duas ou mais pessoas se mantenham unidas.