Os critérios de divisibilidade nos ajudam a saber antecipadamente quando um número natural é divisível por um outro. Ser divisível significa que quando dividimos esses números, o resultado será um número natural e o resto será igual a zero.
Um número inteiro é divisível por 2 caso ele seja par, ou seja, todos os números cujo último algarismo é 0, 2, 4, 6 ou 8.
Os critérios de divisibilidade auxiliam a determinar se certo número natural é divisível ou não por outro número natural. Devemos lembrar o que significa “ser divisível”: falamos que um número natural é divisível por outro quando, ao efetuarmos esta divisão, ela possui resto nulo, ou seja, quando é uma divisão exata.
A divisibilidade pode ser aplicada de forma concreta quando é utilizada para verificar se o número inteiro é divisor de um outro número inteiro. Exemplo: Suponha que existem R$ 5 reais que tem que ser igualmente distribuídos para dez pessoas.
Ser múltiplo de 5 é o mesmo que afirmar que o número é divisível por 5. Por tanto, note que os números divisíveis por 5 sempre possuem o último algarismo igual a 5 ou igual a 0.
Por exemplo, os números 935, 140, 85 e 70 são todos divisíveis por 5, pois terminam em 0 ou 5. Já os números 357, 121, 92 e 551, por exemplo, não são divisíveis por 5, pois não terminam em 0 ou 5.
Resposta. Resposta: Porque ele é divisível por 2 e 3 ao mesmo tempo.
“Para que um número seja divisível por 6 ele deve ser um número par e a soma dos seus algarismos deve ser divisível por 3.” Vejamos alguns exemplos em que vamos aplicar esse critério de divisibilidade por 6.
Compreendendo o critério de divisibilidade por 10, o número que é a base do nosso sistema numérico. Com esse artigo, que trata sobre o critério de divisibilidade por 10, chegamos ao final da nossa série de textos referentes aos critérios de divisibilidade.
Resposta. Um número é divisível por 100 se termina em 00.
Resposta. a) Dividindo 1000 por 6, encontramos: 1000 = 166.
O número 2 é o único número primo par. O número 1 não é um número primo, pois ele tem apenas um divisor.
Divisores de um número natural são todos os números naturais que ao dividirem tal número, resultarão em uma divisão exata, isto é, com resto igual a zero.
Determinação dos divisores de um número
A quantidade de divisores de um número inteiro positivo pode ser determinada pelo produto entre os expoentes dos fatores primos que correspondem a este número, quando acrescidos de uma unidade.
Divisores de um número Sejam a e b dois números inteiros conhecidos, vamos dizer que b é divisor de a se o número b for múltiplo de a, ou seja, a divisão entre b e a é exata (deve deixar resto 0).
Dizemos que um número é divisor de outro quando a divisão é exata, ou seja, não há resto pois o número é dividido em partes iguais. Por exemplo: 2 é divisor de 4, pois 4 é múltiplo de 2. ...
Os divisores de 30 são: 1, 2, 3, 5, 6, 10, 15 e o 30. Os divisores de 25 são: 1, 5 e o 25. Os divisores de 24 são: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24. Os divisores de 36 são: 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18, 36.
7 é um numero, explicavelmente primo, entao os unicos divisores válidos são o numero 1 e 7 (ele mesmo) espero ter ajudado!
1 e
Divisibilidade por 7: Um número é divisível por 7 se o dobro do seu último algarismo subtraído do número sem o último algarismo, resulta em um número divisível por 7. Se a diferença ainda é grande, repetimos o processo até verificar a divisão por 7.