Os principais componentes da resposta humoral são os anticorpos ou imunoglobulinas, os quais são produzidos pelos linfócitos B, que se diferenciam em plasmócitos para cumprir tal função. Os anticorpos podem ser encontrados na circulação (imunidade humoral sistêmica) ou em mucosas (imunidade humoral local).
O sistema imunológico garante proteção do nosso corpo contra infecções. O sistema imunológico ou imune é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas. Nesse sistema temos estruturas individualizadas, como o baço e os linfonodos, e células livres, como os leucócitos.
Os leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas pela medula óssea e linfonodos. Eles têm a função de produzir anticorpos para proteger o organismo contra os patógenos.
A imunidade é essencial para proteger o corpo contra invasores que fazem mal a saúde, como vírus e bactérias. Ao contar com um sistema imune fortalecido, o corpo cria uma espécie de barreira, evitando que as doenças se instalem ou, então, promovendo a sua cura mais rápida.
10 dicas para fortalecer a imunidade
Imunidade são mecanismos de defesa do organismo contra antígenos. A imunidade é essencial na defesa do organismo contra diversas doenças causadas por agentes químicos ou biológicos, e mantém, assim, a homeostase.
De uma forma simples e resumida, o sistema imunológico nada mais é do que uma defesa do organismo contra agentes infecciosos. Ou seja, é um conjunto de células de defesa e tecidos especiais que é responsável por proteger nosso corpo contra bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos presentes no ar.
A imunidade adquirida (adaptativa ou específica) não se encontra presente desde o nascimento. É adquirida. O processo de aprendizagem começa quando o sistema imunológico de uma pessoa encontra invasores estranhos e reconhece substâncias não próprias (antígenos).