A poeira mineral é um dos agentes físicos que representa maior risco na indústria da mineração, e de acordo com o material lavrado, pode existir outros materiais particulados relevantes do ponto de vista de saúde ocupacional, por exemplo, chumbo e manganês.
São diversos os impactos ambientais causados pela mineração, como a alteração da paisagem e a contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos. ... Como é o caso da poluição dos recursos hídricos e do solo, além da perda de biodiversidade tanto em relação à fauna quanto à flora.
Trabalhadores da mineração convivem com fatores de risco para agravos à saúde relacionados ao trabalho como as poeiras que causam doenças respiratórias, substâncias químicas associadas ao câncer e, em especial condições propícias para acidentes de trabalho, comumente graves e fatais.
O número de trabalhadores da mineração que sofrem com a silicose (doença respiratória que causa fibrose pulmonar pela inalação de partículas contendo dióxido de silício e poeiras minerais), chega a 500 mil nas empresas de extração mineral e garimpo.
272). As parasitoses foram outra enfermidade abordada no Erário mineral como uma das quatro mais comuns nas Minas, sobretudo na população cativa. De todas elas a que nele é menciona diversas vezes é a ascaridíase, a qual em suas é identificada pelo termo lombrigas.
Engenheiro de Minas – É o responsável por toda a movimentação de minério e a recuperação ambiental da área que ele está sendo extraído. Para atuação é necessário que o profissional conclua o curso de Engenharia de Minas. As áreas de trabalho são: mina, britagem, usina, mineroduto e filtragem.