12 alimentos que contém açúcar e você nem imagina
O carboidrato é o principal nutriente que causa o aumento da glicose ou açúcar no sangue após as refeições em pessoas com deficiência de insulina. Este nutriente também é a principal fonte de energia do nosso corpo e, embora possa elevar o açúcar no sangue, não significa que deva ser completamente eliminado.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
Para confirmar os níveis elevados de açúcar no sangue o médico também avalia sinais e sintomas que podem estar sendo apresentados pela pessoa e que são indicativos de hiperglicemia, como sede excessiva, aumento da vontade de urinar, dor de cabeça, formigamento nas mãos ou pés e sonolência, por exemplo.
Quando medir: Pode ser solicitado antes e depois de refeições e de exercícios, antes de dormir e às vezes até no meio da madrugada. Circunstâncias como alterações na medicação ou na rotina podem fazer com que o médico mude o esquema temporariamente. Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).