A difração é um fenômeno físico que ocorre com qualquer tipo de onda, como, por exemplo, com as ondas sonoras e com os raios de luz, e que pode ser entendido como sendo o desvio da trajetória retilínea da luz após ela passar pela aresta de um objeto.
Resposta. Quanto maior o comprimento de onda, mais refração ela sofre. Ondas sonoras possuem comprimento de onda que varia do ordem de alguns centímetros até quase duas dezenas metros. Já as ondas luminosas possuem comprimento de onda da ordem de bilionésimo de metro.
Ondas luminosas são do tipo transversais, pois resultam de oscilação de sinais eléctricos e magnéticos em direções que são perpendiculares entre si e perpendiculares a uma relação/direção de propagação das ondas.
a) As ondas luminosas quanto à sua natureza são eletromagnéticas, pois se propagam no vácuo; quanto à direção de propagação e vibração, são transversais e se propagam no vácuo com velocidade igual a 3 x 10⁸ m/s.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. ... Ondas eletromagnéticas: são resultado da combinação de campo elétrico com campo magnético. A sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagar-se.
As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.