Monstera deliciosa
A palavra Monstera, como é chamada em vários países a nossa Costela de Adão, vem da palavra latina "monstrum", que significa "monstro ou mistério". Ela ganhou esse nome pelo seu lindo formato inusitado! Ela é uma planta super recomendada pelo feng shui, acredita-se que ela traga boa sorte, boas noticias e esperança.
Para isso, já sabe: corte um pedaço do caule, preservando algumas folhas. Prefira cortar onde o caule já está mais lenhoso. Em poucos dias ele enraiza. O alecrim, por sua vez, deve ser cortado e plantado diretamente na terra.
A espécie é nativa do México e é mundialmente cultivada como ornamental pelas belas e peculiares folhas, com segmentos que lembram costelas. Seu fruto é comestível e muito saboroso, daí seu nome científico, Monstera deliciosa.
Elas dão um ar tropical à decoração e podem ser cultivadas dentro e fora de casa. Tropicais e charmosas, as costelas-de-adão são plantas que ficam perfeitas no jardim e dentro de casa. Elas são nativas na América Central, onde o apelido para é "queso suizo", que significa "queijo suíço", em português.
Como e onde plantar a Costela de Adão Ela prefere a sombra ou meia sombra, mas resiste até mesmo ao sol direto. Antes de plantá-la, dê preferência aos locais menos ensolarados caso queira explorar toda a sua exuberância e deseje que ela se desenvolva adequadamente.
Para cultivar a espécie é simples. Por isso, abaixo separamos algumas dicas: A costela-de-adão é planta de meia-sombra, por isso é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta ou quase nula. É aconselhável colocá-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias nublados.
Tipo de adubo utiliza O NPK é um excelente adubo, no entanto, o adubo deve ser colocado distante das raízes da planta, jamais o adubo deve ser colocado sobre as raízes da planta, por que pode queimar e matar a planta.
Você pode usar um vaso com a planta no escritório, na mesa de cabeceira, na mesa de jantar, no rack da sala ou em outros móveis. Outra boa ideia é utilizar a costela-de-adão como uma forma de separar ambientes integrados, como sala de estar e de jantar.
Prepare a terra com uma mistura de adubo orgânico e fertilizantes. Em seguida, forre o fundo do vaso com pedriscos para garantir a drenagem da água. Coloque a terra, ajeite a muda no centro e complete com terra até atingir a borda do vaso. Logo depois, faça a rega.
Jibóia, uma ótima composição com a Costela de Adão! Outra possibilidade é utilizar apenas uma ou duas folhas em um vaso solitário de vidro com água. Neste caso, lembre-se de trocar a água com frequência e cortar a ponta do caule a cada 3 dias para manter sua folha mais saudável.
Essa planta tem uma folhagem muito exuberante, de linhas orgânicas bem características, cheias de recortes. ... De uma maneira geral, plantas de cor verde bem escuro se desenvolvem bem à meia sombra; por isso, são perfeitas para quem mora em apartamento onde não bate tanto sol direto.
A primeira medida para salvá-la é tirá-la do sol imediatamente: a costela-de-adão vive em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas. Deixe o vaso num local protegido de ventos fortes, de preferência perto de uma janela, onde bata muita luz, mas não sol.
6 – Costela de adão Tendência na decoração de ambientes e no paisagismo de jardins, a costela de adão também pode ser cultivada em água. Trata-se de uma planta muito resistente, que se adapta bem à ambientes parcialmente iluminados. A exposição direta ao sol deve ser evitada.
A multiplicação da Monstera adansonii se dá pelo plantio de estacas removidas da planta principal. Este procedimento pode ser feito a partir de segmentos obtidos das podas de manutenção. Basta colocar os caules, com algumas gemas e folhas, em um recipiente com água, para que enraízem.
Os cuidados da Monstera adansonii são simples: mantenha ela feliz ao posicioná-la próxima de uma janela com bastante luz indireta. Mantenha o solo levemente úmido, nunca encharcado. Na dúvida, coloque o dedo na terra. Escolhemos replantar a M.
ÁGUA: Aprecia solo ligeiramente úmido, mas não encharcado, regar de 1 a 2 vezes por semana, com um volume maior nos períodos mais quentes do ano e menos nos mais frios. Se cultivada a sombra, o ideal será deixar o substrato um pouco seco entre regas. CLIMA: Prefere quente e úmido, mas tolera temperaturas mais baixas.
Monstera oblíqua ou desigual (Monstera obliqua)
Monstera é um género de plantas com flor pertencente à família Araceae.
Folhas amareladas da jiboia Esse é um problema muito comum quando o cuidado da pessoa é inadequado em relação a irrigação, mais especificamente pelo excesso de água. Ao se deparar com esse problema, diminua a frequência de irrigação de sua planta.
Como cultivar a mini Costela de Adão Deve ser cultivada sob luz difusa, meia sombra ou sombra clara, em substrato rico em matéria orgânica, drenável, arejado e irrigado regularmente.
Como ela é uma planta de meia-sombra, ou seja, o ideal é posicioná-la em ambientes com luz difusa com boa circulação de ar. Mas vale ficar atento: elas não podem ficar expostas ao sol diretamente porque as suas folhas podem queimar. Vale regar uma vez por semana.
As 15 Melhores Especies de Plantas Pendentes de Sol.
Plantas pendentes que não precisam de sol
Para cultivar heras, prefira vasos rasos ou cuias. Substrato muito encharcado acaba apodrecendo as folhas e raízes, por isso, evite usar potes ou vasos muito altos. Quando bem cuidada, a hera cresce vigorosa e feliz, se estendendo por onde consegue espaço.
Regra geral e Vital: Musgos gostam de muita umidade e de Sombra. Procure manter seu musgo em um lugar que não receba raios solares diretos, principalmente nas horas mais quentes do dia. Regue regularmente, de modo que o solo esteja sempre úmido porem não encharcado. Não deixe os mugos em lugares muito frios.
Dicas para cultivar hera dentro de casa
É muito fácil cultivar a hera-do-diabo na água. Corte as mudas e insira suas extremidades na água, de modo que dois ou três nodos da planta fiquem submersos. Use um recipiente que permita à planta ter muito espaço para se expandir ou pode quando necessário.
A seguir, vou passar uma lista de plantas que se dão bem na água:
Espécies de plantas que podem ser cultivadas na água