O Cinismo foi uma escola filosófica grega criada por Antístenes, seguidor de Sócrates, aproximadamente no ano 400 a.C., mas seu nome de maior destaque foi Diógenes de Sínope. Estes filósofos menosprezavam os pactos sociais, defendiam o desprendimento dos bens materiais e a existência nômade que levavam.
Tanto Antístenes quanto Diógenes receberam o apelido de Cão (kunés, em grego), que tinha sentido pejorativo, pois o cachorro era considerado um animal sem vergonha. Por isso o cinismo ficou conhecido como “a filosofia do cão”.
Biografia de Diógenes Foi um grande estudioso, no entanto, preferiu se afastar dos bens materiais para atingir a plenitude por meio do conhecimento. De tal modo, teve uma postura radical e anti-materialista se afastando dos bens materiais e do luxo, que, segundo ele, cegavam o ser humano.
323 a.C.), também conhecido como Diógenes, o Cínico, foi um filósofo da Grécia Antiga. ... Diógenes de Sinope foi exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas, onde teria se tornado um discípulo de Antístenes, antigo pupilo de Sócrates.
Nomos versus physis, Natureza versus anti-natureza. Diógenes não acreditava em um filósofo incapaz de incomodar os outros, por isso incomodou, e muito, Platão: com gritos e performances, com ironias, sátiras e provocações. Razão pela qual este o chamava de Sócrates enlouquecido.
Acreditavam que o homem deve ser autônomo e autossuficiente tratando o mundo com indiferença pois a felicidade deve vir de dentro do homem e não do seu exterior. Outro fato conhecido de Diógenes é seu encontro com Alexandre, então o homem mais poderoso conhecido.
O desprezo do prazer é fundamental na vida do cínico. Seu ideal supremo era o bastar-se a si mesmo. O não ter necessidade de nada, a "autarquia" já pregadas pelo mestre, assim como a "apatia" e a "indiferença.
Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e com humor elevadíssimo. Tem a capacidade de observar a realidade do ambiente que a cerca e de conhecer e perceber um acontecimento rapidamente. Não confia nas pessoas, na realidade, suspeita de todos.
Questione tudo à sua volta.
É uma gíria usada por pirangueros para dizer que algo ou alguma coisa ficou legal.
Talarico é uma gíria que significa aquele amigo ou amiga fura-olho, que “rouba” a pessoa que você está ou que você quer.
Pedra ou rocha grande.