De acordo com especialistas focais (Grau D de recomendação) não devem ser utilizados leite de vaca integral, líquido ou em pó, na alimentação durante o 1º ano de vida, nem mesmo em suas preparações diluídas.
Misture em fórmula ou leite materno – Fazer uma mistura do leite de vaca com fórmula ou leite materno, adicionando cada vez mais leite de vaca, fará com que o bebê acostume com o sabor e faça a transição completa. Eventualmente, o bebê vai se acostumar com todos os tipos de leite.
Convide seu bebê a encontrar a mamadeira, ao invés de colocá-la diretamente na boca dele. Experimente envolver a mamadeira em uma blusa ou em qualquer outra peça de roupa que você use, para que seu bebê reconheça seu cheiro. Mude a temperatura do leite. Tente usar bicos de mamadeira diferentes.
Intolerância ou alergia: saiba identificar quando o leite faz mal a seu filho. Desconforto abdominal, vômitos e baixo ganho de peso, entre outros sintomas, podem indicar que o bebê está com dificuldade para digerir o leite, seja ele materno ou não.
Comecei testando algumas fórmulas até chegar ao Aptamil 1, que ele se adaptou muito bem. Depois comprei 4 latas do Aptamil 1 Premium (nova embalagem). Porém, há uns 15 dias venho notando que após ingerir a mamadeira, ele apresenta indisposição, irritação, constipação intestinal e muitos gazes.
Caso procure um leite para bebê que apresente benefícios vitamínicos e componentes que estimulam o desenvolvimento, sem ocasionar cólicas e gases, a opção certa é a Fórmula Infantil – Nan Supreme 1.
Para saber se o bebê possui intolerância à lactose, há um um teste disponível no Brasil, o qual utiliza a saliva ou o sangue da criança para fornecer informações quanto à ausência ou redução da enzima lactase, o que detecta a intolerância congênita. O resultado é obtido em sete dias.
Para alimentar o bebê com intolerância à lactose, garantindo a quantidade de cálcio que ele precisa, é importante oferecer leite e derivados do leite sem lactose e investir nos alimentos ricos em cálcio como brócolis, amêndoa, amendoim e espinafre, se ele já tiver mais de 6 meses.
O leite materno também tem lactose, porém ele possui outros componentes que facilitam a digestão, por isso não provoca esses sintomas no bebê.
Confira os sintomas mais comuns da intolerância alimentar nas crianças:
Os alimentos que mais comumente causam problemas são leite, ovos, soja, peixe, trigo e amendoim. Muitas crianças superam as alergias alimentares em torno dos 12 meses.
Alergia na pele Geralmente causam manchas vermelhas e pequenos calombos, por vezes muito parecidas com assaduras. A pele fica seca e escamosa e também pode dar coceira, o que deixa o bebê bastante irritado, já que ele ainda não sabe se coçar. Em alguns casos também podem aparecer bolhas.
Para tratar a alergia na pele do bebê, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, além de indicar pomadas com corticoides próprias para a alergia de pele e o uso de um hidratante específico para pele de bebê. É importante, também, identificar e evitar o agente causador da alergia.
Conforme dados, entre 6-8% das crianças menores de 3 anos têm alergia a algum alimento, sendo o mais comum o leite de vaca. Esse tipo de alergia pode ser identificado pouco tempo após a ingestão do alimento que a criança possa vir a ser alérgica ou em alguns casos, os sintomas podem demorar dias para surgirem.
Porém, caso os sintomas continuem muito intensos, o pediatra pode aconselhar o uso de medicamentos anti-histamínicos, como a Difenidramina ou a Hidroxizina, que só devem ser usados com orientação médica.
Pela bula , e pela ANVISA este medicamento só pode ser usado acima de 2 anos de idade. Inclusive , este medicamento é um anti-alérgico e não vai fazer efeito algum num quadro gripal. Nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação médica. Quanto ao uso do Histamin é proibido em crianças abaixo dos 2 anos de idade.
Instruções para uso de Allegra pediátrico Administre o conteúdo da seringa diretamente na boca da criança; Após a administração, lave a seringa com água e guarde-a na respectiva caixa para que possa ser utilizada novamente.
Não está estabelecido se o uso de loratadina pode acarretar riscos durante a gravidez ou amamentação. Portanto, o medicamento só deverá ser utilizado se os benefícios potenciais para a mãe justificarem o risco potencial para o feto ou o recém-nascido.
Uma criança de um ano pode tomara Loratadina 2× ao dia? Pode ser usado nessa faixa etária, sempre com acompanhamento médico, e geralmente 1 x por dia.
Como usar. A dosagem diária aconselhada para um adulto e crianças acima de 12 anos é de 10 ml. Para crianças abaixo dos 12 com peso corporal inferior a 30kg é aconselhada uma dose de 5 ml ao dia, enquanto crianças acima dos 30 kg podem tomar 10 ml.
Allegra Pediátrico combate a rinite alérgica (espirros, obstrução nasal), coriza, febre do feno, conjuntivite alérgica com lacrimejamento e vermelhidão dos olhos, alergias da pele como urticárias e coceira no nariz, no céu da boca, na garganta e nos olhos.
Como é feito o tratamento Além disso, o pediatra pode ainda receitar o uso de uma pomada para dermatite, como Hidrocortisona 1% ou Dexametasona, que deve ser aplicada em fina camada sobre a pele afetada por cerca de 7 dias.
Polaramine, como os demais anti-histamínicos, não deve ser usado em prematuros ou recém-nascidos e em pacientes que estão fazendo uso de inibidores da monoaminoxidase (IMAOs). Polaramine solução, solução gotas e creme são contraindicados na faixa etária abaixo de 2 anos.
Anti-histamínicos de primeira geração