Essas regiões se caracterizam por elevadas altitudes e constantes movimentos tectônicos, como terremotos e erupções vulcânicas. As grandes cadeias montanhosas localizam-se no sul da Europa. De oeste para leste, aparecem a Cordilheira Cantábrica, os Pirineus, os Alpes, os Apeninos os Cárpatos e os Balcãs.
Montes Urais, Alpes, Cáucaso, Balcãs, Pirenéus, Apeninos, Alpes Dináricos, Montanhas Escandinavas, Carpatos. A Europa possui um relevo pouco acidentado devido a grande erosão que ocorre ao longo de vários anos, e possui algumas cadeias montanhas de grande importância para compreendermos a dinâmica local.
Planalto Escandinavo, Planalto Central da França, Planalto Carpático, Ibérico e Planalto Tibetano.
O clima da Europa predominante é o temperado, com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como nas zonas de maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de clima de montanha).
Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.
O maior grupo étnico da Europa é provavelmente formado pelos russos com cerca de 90 milhões estabelecidos na parte europeia da Rússia. Em seguida vêm os alemães (76 milhões), italianos (58 milhões), franceses (49 milhões), ingleses (45 milhões), espanhóis (42 milhões), ucranianos (40 milhões) e poloneses (40 milhões).
A entrada no bloco europeu em 2004 ajudou na continuação das reformas e a Alemanha tornou-se o principal parceiro comercial do país. ... A modernização começou de fato no início da década de 2000, sendo que o país entrou para a OTAN e para a União Europeia em 2004.
Os países socialistas eram :Alemanha Oriental, a Polônia, a Tchecoslováquia, a Hungria, a Romênia, a Bulgária e a Albânia.