Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
sec-butil(a) ou 1-metilpropil: Quando a valência livre está localizada em um dos carbonos secundários, ou seja, em um dos dois átomos de carbono interno.
Quando espécies orgânicas aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas recebem o nome de Grupos orgânicos substituintes. Os grupos CH3 inseridos na cadeia recebem o nome de substituintes.
Sec- ou s-: Quando a valência livre da cadeia ramificada estiver localizada no carbono secundário (carbono ligado a dois outros átomos de carbono).
O isopropil possui uma ligação CH₂ que o isopropil não possui; Porém, tanto o propil como o isopropil são ramificações da cadeia carbônica; Além dessas ramificações também temos outros elementos com nomenclatura "etil" que também são importantes, tais como: ... Etil = CH₃CH₂
A diferença entre eles é onde está localizada a valência dos radicais. No propil ela está em uma das extremidades; já no isopropil ela se encontra no meio da cadeia (carbono secundário).
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula.
Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo. Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy.
Tem mais depois da publicidade ;) Ligações apolares: Com isso, podemos concluir que os hidrocarbonetos (compostos orgânicos que possuem somente átomos de carbono e hidrogênio) são moléculas apolares. ... Devido a isso, as temperaturas de ebulição e de fusão dos hidrocarbonetos são menores que as das outras funções.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc. Na produção da borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e, até mesmo, explosivos são obtidos através de alcenos.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. ... Aplicação dos alcinos: O acetileno, também conhecido como etino, é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. ... Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2). ... Esse hidrocarboneto é importantíssimo na indústria.