A língua do Brasil do tipo oficial a nível nacional é apenas o português, contudo, línguas minoritárias do Brasil são faladas em todo o país. O censo de 2010 contabilizou 305 etnias indígenas no Brasil, que falam 274 línguas diferentes.
Essa é a diferença entre linguagem e língua! E é por isso que a Libras é uma língua, porque ela possui suas próprias regras. Aliás, ela é uma das línguas oficiais do Brasil e a primeira língua da comunidade surda. A maioria dos surdos é alfabetizada primeiro em Libras e, por conta disso, não entende bem o português.
No Brasil, a Libras tornou-se uma língua reconhecida legalmente pela Lei mas não possui status de língua oficial em território nacional, pois, conforme está previsto no artigo 13, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, apenas a Língua Portuguesa é o idioma oficial.
A LIBRAS é considerada uma língua por possuir corretamente os níveis linguísticos fonológico, morfológicos, sintático e semântico, e o que vai diferenciar essa língua das demais é a sua modalidade visual-espacial, pois, o que denominamos de palavra na língua oral-auditiva, na LIBRAS é denominado por sinais.
Os autores UZAN et al, explicam porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda: ... São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.