A encefalite é mais comumente causada por vírus, tais como herpes simples, herpes zoster, citomegalovírus ou vírus do Nilo Ocidental. Pode ocorrer das seguintes maneiras: um vírus infecta diretamente o cérebro. um vírus que causou uma infecção anteriormente é reativado e danifica diretamente o cérebro.
A meningite herpética é um tipo de inflamação das membranas que revestem os cérebro e a medula espinhal, causada pelo vírus da herpes.
Os pacientes com encefalite herpética podem apresentar confusões mentais, febre, convulsões, déficit neurológico focal (perda de movimento, sensação ou função em um local específico do corpo).
Meningite é uma inflamação das três membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal (as meninges). Encefalite é uma inflamação do cérebro. Meningoencefalite é uma inflamação do cérebro e das meninges. São doenças causadas por uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária.
A meningite viral é uma inflamação das camadas dos tecidos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e do espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando é causada por vírus.
Encefalite é a inflamação do parênquima do encéfalo, decorrente de invasão viral direta. A encefalomielite disseminada aguda é a inflamação do encéfalo e da medula espinal causada por reação de hipersensibilidade a um vírus ou outra proteína estranha. Ambas as doenças geralmente são desencadeadas por vírus.
A encefalite autoimune é uma inflamação do cérebro que surge quando o sistema imune ataca as próprias células cerebrais, prejudicando o seu funcionamento e provocando sintomas como formigamento no corpo, alterações visuais, convulsões ou agitação, por exemplo, que podem ou não deixar sequelas.
A encefalite auto-imune (AIE) é um termo geral para um grupo de doenças, que envolvem a ocorrência da inflamação do cérebro causado pelos autoantibodies que visam antígenos nas sinapses e nos antígenos de superfície da pilha dos neurônios.
A cerebelite é uma inflamação no cerebelo, área do cérebro responsável pela coordenação motora e equilíbrio. Ela pode ser causada por agentes virais, bacterianos e intoxicação medicamentosa.
Basicamente a faringite é causada por infecções bacterianas e virais, sendo esta última a causa mais comum da doença. A maioria dos casos de faringite ocorre durante o inverno, uma vez que o ar está mais seco e as pessoas tendem a se concentrar em ambientes fechados, o que facilita a propagação de microrganismos.
Faringite pode ser causada por vírus e bactérias ou ser sintoma de outras doenças, como alergias. A faringite é uma inflamação que acomete a faringe, parte superior da garganta que liga o nariz e a boca ao esôfago e à laringe. Ela pode ser causada por bactérias ou vírus (a maioria dos casos).
Analgésicos e anti-inflamatórios Geralmente, a faringite causa sintomas como dor intensa e inflamação da garganta e febre e, por isso, é muito comum o médico prescrever remédios como o paracetamol, dipirona, ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo, para aliviar estes sintomas.
Veja o que você pode fazer para conviver bem com essa inflamação:
Um ótimo remédio caseiro para a faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imune, facilitando a cura da doença.
Os gargarejos de água morna com sal, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica são fáceis de preparar em casa e ótimos para aliviar a garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que podem agravar a inflamação.
A faringite também pode ser causada por vírus e bactérias. Quando a dor de garganta aparece, muita gente tem receitas caseiras para aliviar os sintomas, como chá de gengibre ou de romã, um gargarejo com água morna e sal.