EQST

O Que Psicomotricidade Na Educaço Fsica?

O que é Psicomotricidade na Educação Física?

A psicomotricidade na educação física vem enfatizar a importância da educação do corpo para o desenvolvimento integral do ser humano. A educação psicomotora trabalha na prevenção de dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, lateralidade, socialização, entre outras.

O que é a abordagem psicomotricidade?

A psicomotricidade procura entender a relação do corpo com o meio, e considera que as atividades físicas em geral não possuem apenas benefícios fisiológicos, mas também psicomotores. ... Dessa forma, a educação física escolar, a partir de uma abordagem psicomotora, contribui para a formação do indivíduo em sua totalidade.

Quais são os objetivos principais da psicomotricidade?

Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

Quais são as linhas de atuação na área da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

O que são Paratonias e Sincinesias?

– Fragilidade psicomotora: esta parte é caracterizada por duas situações peculiares: a paratonia (quando há limitação nas quatro extremidades do corpo ou em apenas duas) e a sincinesia (momento em que acontece a ativação desnecessária de músculos para um determinado movimento).

O que é Sincinesias?

Sincinesias são contrações musculares involuntárias que ocorrem com o movimento voluntário de um grupo muscular diferente.

O que é Paratonia?

Paratonia ou gegenhalten é definido como "uma forma de hipertonia e com uma resistência variável, durante o movimento involuntário passivo.". Em outras palavras, a tentativa de mover o membro de uma pessoa com paratonia irá resultar em que a pessoa involuntariamente resistindo ao movimento.

Quais são os tipos de transtornos psicomotores?

EXISTEM ALGUNS TRANSTORNOS PSICOMOTORES QUE PODEM SER OBSERVADOS NA SALA DE AULA:

  • Torpor motriz;
  • Dispraxia;
  • Transtornos de lateralização;
  • Disgrafia;
  • Instabilidade motora;
  • Inibição psicomotora.

Quais são as alterações psicomotoras?

As alterações da psicomotricidade podem ser divididas em: Agitação psicomotora: É uma das alterações mais comuns. Implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo,em geral secundária a taquipsiquismo acentuado. Comumente se associa à hostilidade e à heteroagressividade.

O que é atraso no desenvolvimento motor?

Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.

O que é atraso no desenvolvimento cognitivo?

Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento intelectual, para aquisição da aprendizagem e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.

Pode não ser autismo?

Em resumo, um teste genético que demonstra genes ligados ao autismo não significa necessariamente que a pessoa tem o transtorno. Ao mesmo tempo, apenas a ausência desses genes também não garante que não é autismo. É por isso que os testes genéticos podem ajudar, mas mesmo assim o diagnóstico continua sendo clínico.

O que é atraso Maturativo?

São várias as críticas às teorias que atribuem as dificuldades de aprendizagem a atrasos maturativos. Aponta-se, por exemplo, a dificuldade de atribuir fundamentalmente à maturação o desenvolvimento de processos psicológicos complexos, que seriam mediados por variáveis de outra natureza, inclusive as ambientais.

Como saber se seu filho tem algum problema?

Sintomas de problemas psicológicos em crianças

  1. A criança está tendo mais dificuldade na escola.
  2. A criança está batendo ou intimidando outras crianças.
  3. A criança está tentando se machucar.
  4. A criança está evitando amigos e familiares.
  5. A criança está passando por mudanças frequentes de humor.