O ouvido pode ficar entupido quando há circunstâncias anormais no órgão, como o acúmulo de objetos, água ou cera, bem como labirintite, algum tipo de infecção e outros fatores que você verá neste artigo.
Ao espirrar ou tentar assoar o nariz parte dessa secreção pode desviar para o canal auditivo causando a sensação de ouvido tapado e até mesmo levar a uma infecção grave como a otite.
O tratamento indicado na maior parte das situações é o uso de antibióticos, além de lavagem nasal abundante. Agora, você sabia que a sinusite relação direta com a saúde auditiva? Isso acontece graças à comunicação entre a cavidade nasal e o ouvido, chamada de tuba auditiva.
Compressa quente ou vapor Tentar colocar uma compressa quente sobre a orelha ou tomar um banho quente. Um banho pode ajudar a obter vapor para o canal auditivo. Apenas certificar-se de permanecer por pelo menos 5 a 10 minutos.
Quando existe algum bloqueio da tuba auditiva, o ar não consegue entrar no ouvido e ocorre uma variação de pressão no interior dele, o que causa a sensação de estar tampado. Isso é muito comum durante gripes, resfriados e rinite alérgica, voos de avião, ou outras mudanças de altitude.
De uma maneira geral, a sensação de ouvido entupido em decorrência da Gripe é causada por edema da via aérea respiratória, secreções da própria gripe, dentre outros fatores. O Cerumin não vai melhorar este sintoma, não sendo recomendado, portanto.
Muitas vezes, o zumbido pode esconder a presbiacusia (perda da audição relacionada à idade). A situação geralmente começa por volta dos 60 anos de idade e afeta os dois ouvidos. Nesse caso, o chiado no ouvido surge como uma forma do sistema auditivo tentar compensar a falta de estímulo auditivo.