EQST

O Que Asma Aguda?

O que asma aguda? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é asma aguda?

A crise aguda de asma ou exacerbação aguda da asma é um evento que requer imediata ação tanto por parte do paciente (ou responsável) quanto por parte do médico, de modo a evitar desfechos como hospitalização, internação em UTI e até óbito. A ocorrência da crise aguda é um marcador de inadequado controle da doença.

Quais são os graus da asma?

A Asma é classificada da seguinte maneira:

  • grau 1 (sintomas leves e inconstantes em no máximo dois dias por semana, com predomínio no inverno);
  • grau 2 (sintomas leves e persistentes por mais de dois dias da semana, porém não mais de uma vez ao dia);
  • grau 3 (sintomas moderados e persistentes uma vez por dia);

Como é o pulmão de uma pessoa com asma?

O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação. Se pensarmos em uma pessoa sem a doença, ela sofrerá uma falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritações, como a fumaça de um incêndio.

O que ocorre com a saturação da hemoglobina em uma crise de asma?

A expiração forçada rápida pode causar sibilos inaudíveis e a saturação da oxi-hemoglobina em ar ambiente é > 95%. Em uma crise moderadamente grave, a frequência respiratória também aumenta. Normalmente são usados os músculos respiratórios acessórios.

O quê bronquite pode causar?

A bronquite aguda geralmente é causada por vírus, os mesmos que causam gripes e resfriados. Já para a bronquite crônica, a causa mais comum é relacionada ao fumo de cigarro, poluição do ar, poeira e gases tóxicos.

Como é transmitida a pneumonia bacteriana?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Quais sintomas de pneumonia bacteriana?

Principais sintomas de pneumonia bacteriana

  • Febre alta.
  • Tosse seca, com catarro.
  • Dor no tórax.
  • Mal-estar.
  • Enjoos e vômito.
  • Falta de ar e dificuldade de respirar.