Uma espécie é formada por organismos que compartilham muitas características importantes. Além disso, nos organismos com reprodução sexuada, as espécies são formadas por populações que não podem ter descendentes férteis com membros de nenhuma outra espécie.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos.
Esta ciência estuda as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. A Taxonomia atua depois que ocorre a geração da árvore filogenética de um ser vivo. ... Como existem milhões de seres vivos em nosso planeta, esta classificação é de extrema importância para o estudo científicos dos seres vivos.
A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares. A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia.
Portal da Evolução Em biologia, filogenia (ou filogênese) é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos (por exemplo, espécies, populações), que é descoberto por meio de sequenciamento de dados moleculares e matrizes de dados morfológicos.
Mas afinal: o que é uma Filogenia? ◦ Filogenia é uma hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. ◦ Filogenias são representadas através de árvores filogenéticas. Podemos dizer que árvore filogenética seria algo como uma “árvore genealógica” das espécies de seres vivos.
Ontogenia ou ontogênese descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo, desde o ovo fertilizado, até a sua forma adulta. É estudada na Biologia do Desenvolvimento. ... A ontogênese define a formação e desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação do óvulo até à morte do indivíduo.
A filogénese (evolução da espécie) inclui múltiplos processos de ontogénese (evolução do indivíduo). ... Ontogénese • Ontogénese: "traduz o conjunto de transformações embrionárias e pós-- embrionárias pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à forma adulta".
O nível ontogenético refere-se ao desenvolvimento e manutenção de formas mais flexíveis de comportamento durante o tempo de vida de um organismo individual. ... Podemos dizer que tanto o comportamento humano quanto o não-humano são selecionados pela interação com o ambiente nos níveis filogenético e ontogenético.
Refere-se a um repertório que foi contruído ao longo da história do organismo e foi modificado através da seleção por conseqüências.
O comportamento operante é didaticamente descrito em termos de uma tríplice contingência, composta de antecedentes (estímulos discriminativos e operações estabelecedoras, quando houver), respostas e consequências.
Não se deve esquecer da observação de Skinner (2006) de que as contingências punitivas são exatamente o contrário do reforço e que, por exemplo, quando uma pessoa ameaça bater em uma criança se ela se portar mal, está apresentando um reforço negativo se a criança se portar bem para não apanhar.
Em filosofia e lógica, contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não. ... proposições necessariamente verdadeiras ou Tautologias, que devem ser verdadeiras, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias.