O Primeiro Setor é relativo ao poder público. ... São de responsabilidade do Primeiro Setor as questões sociais, como a promoção e gestão da saúde, educação, segurança, infraestrutura e cultura da nossa sociedade. O Segundo Setor é formado por empresas privadas.
O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. Ressalta-se que todas elas podem, sim, gerar excedentes econômicos no exercício de suas atividades, desde que esse não seja o seu objetivo principal.
O terceiro setor é o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, independentemente dos demais setores (Estado e mercado) – embora com eles possa firmar parcerias e deles possa receber investimentos (públicos e privados).
Tipos de entidades do Terceiro Setor
O terceiro setor está regulado pelas leis nº 9.
O Centro de Estudos do Terceiro Setor estima em 500 mil a quantidade de ONGs existentes no Brasil. Atualmente, as ONGs funcionam em redes, maximizando as ações sociais às quais se dedicam, atuando em conjunto com governos, instituições internacionais ou multilaterais e empresas privadas.
Denominamos Terceiro Setor aquele que não pertence ao Estado, denominado primeiro setor, nem ao mercado, denominado segundo setor, e sim à organização da sociedade civil com a finalidade pública, sem a intenção de lucro, ou seja, sem fins econômicos.
Na realidade, as organizações presentes no Terceiro Setor fazem parte da Sociedade Civil Organizada e não objetivam a busca pelo lucro. Desse modo, não fazem oferta de produtos e/ou serviços com o objetivo de obter finalidade lucrativa.