O comunismo seria uma sociedade apátrida e sem classes, erigida na propriedade comum e no princípio "de cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades".
O marxismo, na sua forma pura, defende que deve haver uma revolução pela qual a classe operária toma para si os meios de produção e o governo, suprimindo a burguesia e os seus meios de hegemonia e manutenção do poder, que constituem os conjuntos chamados infraestrutura e superestrutura.
No fim do século XIX e início do século XX, o marxismo difundiu-se na Europa, principalmente, por conta dos sindicatos e dos partidos de orientação socialista e comunista que surgiram no período, fazendo com que grande parte da classe trabalhadora, também denominada proletariado, enxergasse a situação de exploração em ...
Foi precisamente nesse ano de 1848 que surgiu o "Manifesto do Partido Comunista", por Karl Marx e Friedrich Engels, como programa para a já internacional Liga dos Comunistas. O "comunismo" apareceu como forma de distinguir o socialismo científico, marxista, do tal socialismo "utópico", anterior a 1848.
Por isso, ele desenvolveu uma interpretação que ficou conhecida como materialismo dialético. O que Marx trouxe de original foi uma análise dialética das relações sociais e econômicas (as bases materiais e concretas da sociedade) que formavam uma estrutura que explicava fatos históricos e culturais.
Economia. Economias socialistas partem da premissa que "indivíduos não vivem ou trabalham de forma isolada mas vivem em cooperação uns com os outros. Ademais, tudo o que as pessoas produzem é de algum modo um produto social, e todos que contribuíram para a produção de um bem é intitulado a uma parte dele.