Duchamp se recusava a criar obras que atraíssem o público visualmente, já que seu intenção era conectar a arte com a intelectualidade. ... Pela construção visual, a obra apenas mostra uma mulher chamada Mona Lisa com bigode e cavanhaque, representando o padrão de beleza feminino na época de Da Vinci.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.
O objetivo dos futuristas era descartar a arte do passado e introduzir uma nova era que rejeitava a tradição e celebrava a mudança, a originalidade e a inovação na cultura e na sociedade.
--uma admiração pela guerra que destruiu o passado e deu início a um futuro novo inovador .
Teve início com o “Manifesto Futurista”, do poeta italiano Filippo Marinetti, publicado no jornal francês Le Figaro, em 1909, que apresentava uma visão diferenciada do que se considerava belo, além de demonstrar oposição ao moralismo e ao passado.
O futurismo no Brasil teve como maiores influenciadores os artistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago, propagaram um novo modo de fazer arte, celebrando a cultura nacional e refutando o dogmatismo formal da arte acadêmica.