No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
No mundo existem vários tipos de climas que se diferem de acordo com a localização geográfica, são determinados principalmente pela inclinação solar, ou seja, o modo como os raios incidem na superfície terrestre. ... As médias anuais de temperatura e os índices pluviométricos variam em distintos pontos da Terra.
Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.
O clima predominante no Estado de São Paulo é o clima tropical, que se caracteriza por apresentar verões quentes e chuvosos e inverno seco e pouco frio. Entretanto as temperaturas variam de acordo com o relevo (altitude), a proximidade com o mar e a latitude.
O clima da cidade de São Paulo é considerado subtropical úmido (Cfa de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger), com as quatro estações do ano relativamente definidas. A temperatura média anual é de 20 °C; o verão é morno com precipitação e o inverno é fresco com pouca precipitação.
clima tropical semiúmido
A seguir, as principais características de cada uma delas:
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
A Região Norte abrange sete estados, correspondendo a um pouco mais de 45% do território brasileiro. ... Economia: A região baseia-se nas atividades primárias como extrativismo mineral e vegetal, agricultura e pecuária, e também em atividades do setor secundário, nas indústrias.
A divisão do Brasil em regiões torna mais fácil o ensino de geografia assim como a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, seus habitantes e suas características de modo geral. Por uma razão muito simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso.
A região norte apresenta basicamente três unidades de relevo: planície, depressão e planalto. Em todo território são identificadas diversas altitudes, no entanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Regiões Brasileiras. Você sabia que o Brasil é dividido em cinco regiões? São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Cada região é formada por estados que possuem características comuns entre si e por isso foram classificados na mesma região.
A região Norte abriga os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Nordeste abrange Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Sul é composto por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para descobri em qual região do Brasil você mora, é necessário que você tenha em mãos um mapa do país. Além disso, você deverá reconhecer determinadas características do lugar onde você mora, tal como clima e vegetação.
A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões:
Região Sul