EQST

Pode Pedir Fiador E Cauço?

Pode pedir fiador e caução?

Podem ser exigidas duas formas de garantia? ... Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

O que é mais Seguro-caução ou fiador?

A garantia caução não exige uma avaliação de crédito, mas tem que ter um dinheiro guardado para usar. Já o seguro fiança depende de uma aprovação, mas pode ser pago de forma parcelada e não precisa mexer no dinheiro guardado.

Qual a diferença de fiança e caução?

Fiança é pessoal, a garantia é a pessoa que assina a fiança e na caução quem garante o contrato é o imóvel ou o valor pago se for caução em dinheiro.

Precisa de fiador para alugar um imóvel?

Em princípio, o fiador precisa ter um imóvel, que não precisa estar necessariamente localizado na mesma cidade ou estado em que o inquilino reside ou quer residir. Além do imóvel, o fiador deve ter uma renda de, pelo menos, três vezes o valor do aluguel – exigência que considera a possibilidade de inadimplência.

Quanto custa o serviço de fiador?

O custo do serviço de fiador profissional envolve a concessão de documentos (que em média custa R$50 reais) e o valor pelo serviço (que irá variar de acordo com o tipo de contrato, risco, operação financeira e/ou do bem em questão).

Qual o valor do seguro fiança?

O seguro-fiança custa o equivalente a um aluguel e meio a cada ano. Em um contrato de R$ 1.

Como funciona o seguro fiança?

Seguro fiança locatícia na prática Com a contratação deste serviço, o interessado em alugar o imóvel oferece ao proprietário a garantia de uma seguradora reconhecida caso seja necessário cobrir inadimplência ou pendências referentes ao combinado em contrato entre locador, locatário e imobiliária.

Como funciona o seguro fiança para alugar um imóvel?

Garantia do pagamento do aluguel e de multa moratória, sendo até 30x o valor do aluguel. Garantia de pagamento de taxas de condomínio e IPTU, sendo até 30x a verba declarada na apólice para cada item. Garantia de pagamento de danos causados ao imóvel, sendo até 6x o valor do aluguel.

Quem deve pagar o seguro fiança?

O dono do imóvel ou o inquilino podem contratar o seguro-fiança. No entanto, é mais indicado que, no caso do aluguel direto com o dono, quem assuma a contratação seja o próprio dono do imóvel.

Quais os benefícios do seguro fiança para o inquilino?

O seguro-fiança está entre as opções preferidas pelos locatários e é considerado uma das melhores alternativas pelos proprietários e também pelas administradoras. Além de dispensar o fiador e assegurar o valor do aluguel, o seguro cobre todas as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel.

Quando posso acionar o seguro fiança?

A comunicação do sinistro (atraso no pagamento) do seguro-fiança locatícia é feita pelo seu Corretor de Seguro. O locador deverá, após o 1º aluguel não pago pelo inquilino, avisar ao Corretor a inadimplência e disponibilizar a documentação necessária para entrar com pedido de indenização.

Como resgatar Seguro-fiança?

Diferente do Seguro Fiança Locatícia, no Título é possível que o beneficiário, terminado o contrato de locação, resgate este valor caso tenha efetuado todos os pagamentos, acrescido de uma pequena correção monetária. Normalmente o índice utilizado é a TR (Taxa Referencial).

O que é preciso para fazer um seguro fiança?

Contudo, há requisitos para que o fiador seja aceito: a pessoa física ou jurídica precisa ter renda líquida superior a três vezes o valor do aluguel mais encargos acordados (condomínio e impostos, por exemplo) e ainda possuir patrimônio próprio (um imóvel quitado, por exemplo).

Como alugar apartamento com restrição no nome?

Em nossa legislação não há nada que impeça uma pessoa com o CPF restrito de fechar um negócio. Porém, o locatário e a imobiliária tem a liberdade de realizar ou não o contrato, baseando-se no princípio da autonomia privada. Ou seja, o locador pode escolher não fechar o contrato caso ele não se sinta seguro.