R: A Eletrofita pode ser dobrada, mas para manter a face adesivada para baixo, é preciso dobrar duas vezes. A primeira dobra no sentido contrário ao desejado e a segunda dobra na direção certa. 5) Se alguém bater um prego na parede, não existe o perigo de furar a Eletrofita?
As eletrofitas (fitas elétricas ou fio invisível) ampliam as instalações elétricas existentes, criando novos pontos de tomadas seguros, invisíveis e sem quebrar a parede! Para escondê-las, basta passar gesso ou massa acrílica por cima!
Aplicar a tela de fibra de vidro TFV-100 sobre a Eletrofita, para uma melhor proteção mecânica evitando trincas na massa; Conectar a tomada externa ou um interruptor; Recobrir com massa e pintar com uma nova cor, aplicar um papel de parede ou até mesmo texturas e grafiatos.
Destaque uma parte do plástico da eletrofita para colá-la na parede e, aos poucos, aplique-a na parede. Para pressionar a fita e evitar bolhas de ar, você pode usar um martelete de borracha e, em seguida, uma espátula. Depois disso, aplique uma malha isolante sobre a eletrofita e essa parte estará concluída.
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
Superfícies rugosas – Para os casos onde a fita será instalada em blocos, tijolos ou parede de chapisco, é fundamental passar uma espátula para remover as pontas mais salientes da superfície e em seguida aplicar uma massa acrílica e a eletrofita simultaneamente.
Como nós utilizamos caixinha externa comum, furamos a parede para fixá-la. Se você for utilizar a própria para eletrofita pode colá-la com fita dupla face (daquelas boas, que fixam mesmo rs). Furando a parede para fixar a caixa de tomada externa.
No caso da eletrofita, você não irá precisar de PVC, rodapés ou rodatetos para fazer isso: pegue um pouco de massa corrida e passe por cima da eletrofita. Espere secar e coloque outra camada se necessário, prosseguindo com a lixa depois de tudo seco. Pinte por cima com a mesma cor da parede e pronto!
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Para que cada ponto de luz seja acionado independentemente, é preciso que existam 2 circuitos, e para isso é preciso mexer nas instalações elétricas que ligam o interruptor a cada ponto no teto.
Examine a fiação da caixa da lâmpada elétrica. Deve haver um cabo elétrico e um cabo do interruptor, cada um com um condutor branco e preto e um terra. Esse fio que vai para o interruptor deve ter um condutor preto e um condutor branco estará marcado ou isolado com fita isolante.
Como deslocar pontos de luz sem problemas:
A iluminação é um fator importante no projeto arquitetônico. Muitas pessoas não dão atenção a esse aspecto, mas o projeto luminotécnico é fundamental para o bem-estar, o conforto e a beleza da casa. Por essa razão, os pontos de iluminação residencial devem ser bem pensados e executados.
O ponto de luz é basicamente uma joia que tem como destaque uma pedra solitária e brilhante. Normalmente, nas peças que são joias, esses pontos de luz são formados por diamantes. Já nas semijoias, os pontinhos de luz são as zircônias, pedra igualmente brilhante.
Em seguida:
Como instalar luminária de sobrepor LED em Teto Parede | Manual de Instalação
Na verdade, a resposta é bem simples: o espaçamento entre eles deve ser, em média, de 75 centímetros a 1 metro. Esta medida de distância dá um efeito de cascata (o efeito da luminosidade na parede) mais harmonioso, deixando o ambiente mais leve, porém sem ambientes mal iluminados.
75 cm
Se você tiver um mínimo de jeito com eletricidade pode instalar você mesmo. Tá pronto. Prós: É o jeito mais rápido e mais fácil de ter o visual iluminação com trilho. Contras: Como a maioria dos modelos tem no máximo 4 spots, se o ambiente for grande, não distribui tão bem a luz.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Se a distância “d” entre a fonte de luz e o objeto a ser iluminado for no mínimo 5 vezes maior do que as dimensões físicas da fonte de luz, pode-se calcular a iluminância pelo método de iluminância pontual, aplicando-se a fórmula: Onde: I = Intensidade luminosa (cd) lançada verticalmente sobre o ponto considerado.
Para o cálculo de iluminação externa e quadra esportiva o nível de lux é indicado conforme o nível da atividade sendo que o nível de lux em uma quadra recreativa é bem inferior ao recomendado para o cálculo de iluminação de campo de futebol com partidas transmitidas pela televisão por exemplo, variando entre 300 e 1400 ...