As últimas recomendações orientam fazer uma refeição leve (sem carne ou gordura) 6 horas antes da cirurgia e tomar água até 2 horas antes da cirurgia. É muito importante fazer esta alimentação leve e tomar água. Não se deve ficar muito tempo de jejum, pois isso aumenta o risco de complicação no pós-operatório.
Geralmente não é recomendado o uso de vitaminas antes da cirurgia , pois algumas delas poderão interferir com a coagulação, e aumentar o sangramento durante a cirurgia.
Antes de tomar anestesia geral, o paciente deve fazer jejum de 8 horas e suspender medicações que interfiram no efeito da anestesia, daí a importância de comunicar o médico sobre quaisquer medicamentos que estejam em uso.
Estudo constata que consumo de determinados líquidos algumas horas antes da cirurgia não aumenta risco. Em cirurgias que exigem anestesia geral, pacientes têm seus reflexos reduzidos e não conseguem impedir que o suco gástrico regurgitado chegue aos pulmões, o que pode ser perigoso durante o procedimento.
Quanto tempo a abster-se. A maioria dos cirurgiões recomendam não comer ou beber mais líquidos para oito a 12 horas antes da cirurgia. Normalmente você pode beber líquidos claros como água, suco de maçã, ou caldo de galinha, mas deve parar de beber quatro horas de antecedência.
Preparo da paciente para a cesárea O preparo para um parto cesariana inclui: Jejum de 8 horas (de comida): garante uma segurança maior de não haver refluxo de alimento, vômitos e aspiração deste conteúdo na hora do parto. Só beber água até 4 horas antes da cirurgia.
Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.