Em trabalho científico publicado na revista "Journal of Clinical Sleep Medicine" de 15 de fevereiro, os cientistas demonstraram que a estratégia de dormir para aliviar uma dor de cabeça é comum e pode trazer conseqüências danosas ao sono. A insônia por si só pode ser um fator precipitante de dores de cabeça.
“Dormir muito e dormir pouco sono são causas de dor de cabeça. Flutuações no nível de serotonina associadas a mudanças no padrão de sono podem causar cefaleia e o principal estágio do sono associado à ocorrência de dor de cabeça é o estágio do sono REM”, explica a neurologista Jerusa Smid.
A insônia é um dos principais fatores que causam as dores de cabeça matinais. Geralmente, essa dificuldade para dormir ou para continuar dormindo, está ligada a estados de estresse, ansiedade, tensão e, até mesmo, depressão.
As cefaleias do tipo tensional, hemicrania contínua e as cefaléias autonômicas trigeminais também podem ocorrer à noite. O bruxismo (apertamento ou ranger dos dentes) com ou sem distúrbio da articulação temporomandibular, pode ocorrer durante o sono e causar dores de cabeça noturnas.
A dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está relacionada à enxaqueca.
Alguns fatores como sinusite, enxaqueca, dor de cabeça, estresse, tensão muscular ou vista cansada podem causar dor na testa que pode ser acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, dor nos olhos, nariz ou pescoço. O tratamento depende da causa que está na origem da dor, mas geralmente é feito com analgésicos.
Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são:
A cefaleia que advém dessa região geralmente caracteriza-se por uma dor chata em cima dos olhos e na fronte, que aparece somente após os esforços visuais. As principais causas são as ametropias (hipermetropia e astigmatismo) não corrigidos com óculos ou lentes de contato.
Cefaleia primária em facadas é um tipo de dor de cabeça descrita como episódios de dor aguda localizada, que ocorrem na região da face ou cabeça, sentidos como uma pontada única ou em série, com duração de poucos segundos.
Há várias causas para dor de cabeça unilateral. Dor a esquerda apenas quando se deita com a cabeça sobre o próprio lado esquerdo pode representar a compressão de alguma estrutura anatômica que deflagra a dor.
As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido a noites mal dormidas, excesso de estresse, cansaço, desidratação ou resfriados, sendo na maioria das vezes indicativa de enxaqueca ou dor de cabeça tensional, por exemplo.
Algumas medidas podem ser adotadas para evitar novas crises de cefaleia tensional ou ajudar no tratamento das dores: