As colunas dóricas geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo. A ordem dórica é a mais antiga, supostamente definida em suas características principais entre 600 e 550 a.C., época dos mais antigos vestígios de templos gregos conhecidos, como o templo de Artemisa, em Corfu.
Entre as suas características é possível citar as colunas desprovidas de base, assentando no último degrau ou estilóbato; capitel despojado, arquitrave lisa, friso com métopas e tríglifos, e mútulos sob o frontão. Possui vinte linhas verticais.
Suas principais características: Acantos estilizados, com pontas curvadas para fora, com 4 volutas menores nos cantos; Um fuste mais delgado do que o da ordem jônica; Mais esguia: com altura igual a até 11 vezes o diâmetro.
Os templos gregos de pedra, cercados por uma série de colunas que sustentavam o teto, seguiam em geral três diferentes arranjos que chamamos atualmente de ordens ou de estilos arquitetônicos: o dórico, o jônico e o coríntio. Os estilos dórico e jônico são os mais antigos da arquitetura grega.
O Partenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia.
Um exemplo nítido dessas características da arquitetura grega foi o templo de Zeus Olímpico. Como o próprio nome já sugere, esse templo foi erguido em homenagem ao deus Zeus. O templo de Zeus Olímpico foi construído entre os séculos VI e II a.C. na polis-estado de Atenas.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
Resposta: Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas.
A arquitetura grega é famosa no mundo inteiro graças a seus templos majestosos. O mais representativo deles é o Parthenon, construído em Atenas em homenagem a deusa da cidade, Atena. Ainda hoje é possível visitar o templo e contemplar a beleza e a ousadia dos antigos arquitetos gregos.
O maior representante da ordem dórica é o Parthenon, considerada a mais importante obra monumental da Grécia antiga. O templo clássico foi construído entre 447 a.C a 438 a.C na cidade de Atenas em homenagem a deusa de nome similar, Atena.
Para os gregos, os deuses habitavam os templos. Além dos templos gregos, praças e teatros foram erigidos. Importante notar que a arquitetura grega era sobretudo, de caráter público, ou seja, as construções e/ou edifícios públicos eram feitos para contemplar diversos eventos (político, social, econômico, religioso).
Bronze e mármore foram os materiais mais utilizados na elaboração das estátuas pelos gregos. O mármore foi vastamente utilizado, mas apresentava elevado peso e difícil transporte, assim, com frequência fazia-se cabeça e braços separados, e estes eram presos ao corpo por grampos de metal.
Os gregos tinham o costume de utilizar as suas expressões artísticas como meio de falar sobre a composição de seus valores religiosos. Os templos eram marcados por um visível arranjo arquitetônico e as várias esculturas representavam as formas de várias divindades gregas.
Resposta. escultura é uma obra de arte pode ser uma estátua ou algo bem sem noção feita de material sólido enfim uma estátua. E arquitetura é a técnica de construção tipo é um prédio uma casa qualquer prédio.
Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.
Das artes plásticas, a escultura é uma das que mais estabelecem interação com o grande público. ... É assim, por exemplo, com os conjuntos esculturais gregos e romanos; mas também com as esculturas produzidas na época do Renascimento ou em culturas de religiões tradicionais, como o budismo e o hinduísmo.
Período arcaico e clássico: As primeiras esculturas gregas tiveram influências da arte egípcia. Estas eram esculpidas em mármore; possuíam estrutura rígida e uma simétrica idealizada da natureza do corpo humano, representada pelo padrão kouros (homem jovem), mais rígido.
Nesse período, nota-se a mudança de temas e técnicas utilizadas pelos escultores, por exemplo, a exploração de temas cotidianos, expressões dramáticas, maior grau de realismo e emoção, além do aumento das dimensões e dos volumes.
Métodos e Materiais. O bronze era o material de predileção dos gregos e, posteriormente, o mármore, o qual era rompido mediante a utilização de brocas, ferramentas de ferro e calços de madeira. Os membros eram esculpidos e somente depois fixados ao corpo.
Resposta. os primeiros escultures gregos fizeram trabalhos simples, mas aprenderam aos poucos a fazer figuras realistas estilo que foi copiado até o final do século XIX. resumidamente é isso, eles buscam sempre a perfeição isso foi o grande marco e a evolução.
Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
Os temas da arte grega antiga compreendiam cenas do cotidiano, assim como, batalhas, aspectos religiosos e mitologia grega. ... Outro grande exemplo da arte grega eram os teatros, em que eram feitas cerimônias de caráter religioso, na maioria das vezes, dedicadas ao deus Dionísio, deus do vinho.
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. Sem dúvida Atenas e Esparta merecem destaque como as cidades gregas (polis) mais importantes do mundo grego.
Sete escultores se destacaram durante o Período Clássico: Míron, Fídias, Policleto, Calímaco, Praxíteles, Lisipo e Escopas. Os dois mais importantes foram, no entanto, Policleto e Fídias, que tiveram vários seguidores ao longo dos séculos seguintes.
Policleto, o Velho. Calímaco, o escultor. Praxíteles. Escopas de Paros.
Resposta. Podemos destacar que os gregos tinham uma grande preocupação em privilegiar conceitos que primavam pela interação entre o equilíbrio, a beleza e a simplicidade.