A cultura erudita consiste na cultura composta por estudos, dados empíricos e investigações teóricas que possibilitam o desenvolvimento de um conhecimento mais crítico, elitizado e elaborado. É uma forma de expressão humano do sentimento de uma população. Também é denominada de cultura de elite.
Resposta:A arte popular é a arte da intuição, aquela em que o artista exerce seu ofício sem ter frequentado escolas de artes para esse fim. Apesar disso, suas obras são de altíssimo reconhecimento estético e artístico. Os artistas se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura.
A arte popular do Brasil é multifacetada e representa as várias culturas brasileiras que nasceram nos diferentes estados do país. Os trabalhos, sejam eles esculturas, pinturas, rendas ou outras expressões de arte, são plurais e, por isso, desviam do padrão imposto pelas galerias de arte.
A escultura neoclássica tinha como características principais a ordem, a clareza, o equilíbrio e o propósito, e buscava evitar ao máximo o Barroco. Valorizou a história e a mitologia greco-romanas, carregando elementos alegóricos e enaltecendo homens públicos notórios.
Temas: Os artistas se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura. Sua cultura, folclore, seu humilde cotidiano e as dificuldades do dia-a-dia são refletidas na obra.
As temáticas mais comuns na arte popular brasileira são o próprio povo em sua realidade cotidiana e a natureza. A arte popular é definida como a arte produzida pelo próprio povo sem necessariamente fazer recurso à uma concepção acadêmica de arte.
Vida, morte e amor são temas que surgem independente das fronteiras culturais, sociais ou geográficas. Na arte popular, temas como: sacramentos católicos (batizado, crisma e confissão), natalidade, infância, festas locais (forró e a festa junina), além de rituais de casamento são percebidos como eventos populares.
Os Temas e os Géneros Artísticos
Nesta coleção, Katia Canton apresenta temas que emolduram o mundo contemporâneo e que são refletidos na arte atual: a superação da modernidade; a questão das narrativas; o tempo e suas relações com a memória; o corpo, a identidade e o erotismo; as noções de espaço e lugar; as políticas e micropolíticas.
Apresentamos um dos pontos abordados na pesquisa, o tema na obra de arte, considerando fundamentalmente a palavra do artista que reflete sobre o seu fazer, suas inspirações, referências, aspectos perceptuais e afetivos que influenciam sua criação em diferentes intensidades.
Forma e conteúdo na arte são inseparáveis, uma completa e produz a outra. ... Isto não significa que a obra de arte necessariamente represente a figura do artista, mas sim que a figura do artista está presente no conteúdo, no significado dessa obra de arte.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designa uma sensação visual que ocorre na presença de luz. A palavra "cor", vem do latim (color) e significa cobrir, ocultar.
Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.
Resposta:A COR, elemento indissociável do nosso cotidiano, exerce especial importância sobretudo nas Artes Visuais. Na Pintura, Escultura, Arquitectura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações.
As cores permitem que o artista expresse a sua emoção na obra de arte. A partir de cores mais fortes, como o preto, pode-se compreender que a obra fala sobre algo triste, sombrio, ou demais situações. Cores mais vivas como o vermelho remetem ao amor.
Resposta. A cor transmite ideias, ao mesmo tempo causa diversas sensações nas pessoas, cada cor tem seu significado, o vermelho por exemplo demonstra paixão, força.. e o azul paz e confiança, agora imagine em uma pintura varias coisas retratadas o quanto é importante.
Picasso também demonstrou toda sensibilidade através da cor, quando passou pelas fases azul e rosa (Figuras, 16, 17). Para esses artistas, a cor tinha uma simbologia própria e significativa emocional.
Estado de Espírito: a cor da loucura e delírio, uma explosão emocional, um acesso de fúria. Uma cor que possui uma forte intensidade e atormenta o homem. Movimento: o azul possui um movimento de distanciamento do homem físico, possui um movimento concêntrico.
Cores quentes: são as cores que podem transmitir uma sensação de calor. Ex.: vermelho, laranja e amarelo. Cores frias: são as cores que transmitem sensação de frio. Ex.: azul, verde e violeta.
No total, existem seis cores terciárias. Elas são denominadas assim, pois são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária.
São consideradas secundárias: laranja, verde e roxo. As chamadas cores secundárias são o resultado da mistura de duas cores primárias. Cada cor primária, através da mistura, pode resultar em um total de três tons de cores secundárias. ... Amarelo + Vermelho = Laranja.