Começando a estudar Aristóteles
3 dicas para estudar Filosofia
Significado de Filósofo Pessoa que analisa os fundamentos aplicados à realidade na qual está inserida. Aquele que desenvolve uma reflexão acerca dos saberes científicos que compõem a realidade humana. Indivíduo que busca entender a natureza, a condição das pessoais, o pensamento para os explicar de maneira teórica.
A filosofia é a mãe de todos os saberes, é nela que está fundamentado um dos maiores e mais nobres princípios, a ética. Já o filósofo é alguém que se debruça sobre diversos aspectos que permeiam uma sociedade, como a estética, a moral, a política, a ética, entre outros.
Qualquer pessoa pode ser um filósofo, conquanto que possua suas faculdades intelectuais plenamente em funcionamento, pois se a racionalidade é a primeira exigência para que alguém se torne filósofo, e se todos os homens possuem racionalidade, logo todo ser humano pode tornar-se filósofo.
A principal área de atuação desse profissional é o ensino da Filosofia, tanto no Ensino Médio quanto no Superior. Para seguir a carreira, é necessário concluir a licenciatura. Já para lecionar em faculdades, é preciso ter grau de mestrado ou doutorado.
Os filósofos são considerados grandes pensadores, uma vez que seus estudos miram em reflexões sobre diferentes pontos de vistas distintos que movem os debates sociais. Dessas ideias, surgem teorias que embasam o contexto social e político de um país, de uma sociedade e, com a globalização, de todo o mundo.
Cada filósofo tem de pensar com as cabeças de seus antecessores, para poder compreender o status quaestionis – o estado em que a questão chegou a ele. Fora disso, toda discussão é puro abstratismo bocó, opinionismo gratuito, amadorismo presunçoso.
Resposta. Porque não sabem questionar, procurar a coisa certa, não sabe dá sua opinião, criticar algo, recusar algo, procurar a verdade.