PARA QUE SERVE? Este teste verifica a alteração no material genético (gene BCR-ABL) que é comum em um tipo de Leucemia e verifica se o tratamento está sendo efetivo.
A leucemia linfoide aguda, assim como a maioria das neoplasias malignas, é uma doença que se inicia com a proliferação excessiva das células-tronco da medula óssea (mieloproliferativa) que possui como origem uma mutação uma célula do sangue (célula-tronco que origina as células do sangue).
Nas células linfóides pode durar mais de dois anos e nas células mielóides a durabilidade é menor que um ano. Esse tempo só não é exceto nos casos de Leucemia Promielocítica Aguda (um subtipo da Leucemia Mielóide Aguda), que também dura mais de 2 anos.
Leucemia aguda. Caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue. Leucemia crônica. Caracterizada pelo aumento de células maduras, mas anormais.
Quando há alteração na célula linfóide, a leucemia é denominada linfóide aguda ou crônica(LLA ou LLC). E quando a alteração é na célula mielóide, a leucemia é denominada mielóide(LMA ou LMC). O diagnóstico das leucemias pode ser feito utilizando-se o esfregaço de sangue periférico e de medula óssea.
O que causa leucemia? A origem desse câncer ainda é desconhecida. O que se sabe é que certos fatores podem aumentar o risco de ele surgir. Entram na lista substâncias químicas, como o benzeno, formadeíldos e agrotóxicos, cigarro, exposição excessiva à radiação, além de algumas síndromes e doenças hereditárias.
A leucemia mieloide aguda ocorre quando há um dano no DNA das células na medula óssea, que leva ao seu desenvolvimento anormal em células malignas.
A sobrevida mediana é um termo estatístico que indica os 50% da amostra que apresentam determinada característica. A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos.
Leucemia mieloide aguda (LMA), também conhecida como leucemia mielogênica aguda, é um câncer/cancro da linha mieloide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas - os blastos - que não amadurecem, não desempenham sua função e ainda se acumulam na medula óssea, ...
Equipe Oncoguia A maioria das pessoas que contraem leucemia mieloide aguda não têm fatores de risco conhecidos, por isso não há maneira de prevenir as leucemias. O tabagismo é o fator de risco controlável mais significativo para a leucemia mieloide aguda, e parar de fumar reduz o risco de uma pessoa contrair a doença.
Sete dicas para deixar seu miojo mais saudável
Eu costumo usar o caldo de frango caipira nessa receita ultra simples, simplesmente porque nos meus tempos de macarrão instantâneo (já comi muito disso…) era o meu sabor favorito! Mas você pode usar caldo de carne, caldo de peixe, caldo de pato, caldo de legumes e até caldo de alho. É só escolher seu sabor favorito!