Perceba que os objetivos específicos apresentam as ideias do pesquisa de forma mais detalhada. Neste sentido eles são os como da sua pesquisa. São os detalhamentos do objetivo geral. Além do mais, servem para aprofundar o objeto do trabalho, contribuindo também para a delimitação do tema.
Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral.
O plano de atividades de estágio é um aspecto importante de todo esse processo, pois ajuda a nortear a relação que será construída durante o tempo de trabalho do estagiário. Logo, todas as partes precisam ficar atentas para a sua elaboração.
Este documento define rumos e metas a serem desenvolvidas durante o estágio e normatiza procedimentos, oferecendo parâmetros consoantes com o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e com os requisitos legais previstos na Lei de Estágios (Lei nº , para que sirva na orientação das tarefas a serem cumpridas ...
Deve ser elaborado logo no início do estágio pelo supervisor técnico e supervisor pedagógico, com a participação do estagiário; ... Portanto, não é um plano comum; o estágio requer um planejamento específico, no sentido de garantir o alcance dos dois níveis de objetivos ali presentes.
O que é e como elaborar um projeto de estágio da melhor forma?
Após apresentar o serviço social na instituição e suas principais atividades, o plano apresenta as atividades do estagiário, descrevendo as atividades que o estagiário irá desenvolver durante o período de estágio, conforme as competências e atribuições de acadêmico de serviço social em formação.
Nesta perspectiva, a Política Nacional de Estágio – PNE, elaborada coletivamente e sistematizada em 2009 pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, aponta que três sujeitos protagonizam o estágio supervisionado em Serviço Social: supervisor/a acadêmico/a, supervisor/a de campo e ...
O supervisor de campo analisa as situações no ambiente escolar, enquanto o supervisor acadêmico supervisiona o planejamento, as avaliações e o ambiente pedagógico. O aluno tem seu pape de estar inteirado no processo escolar interagindo com o conteúdo transmitido e realizando as avaliações.
De outro, a aprovação da lei 11.
A Lei nº8. 662/1993 estabelece a supervisão direta de estágio em Serviço Social como atribuição privativa do/a Assistente Social.
A supervisão direta consiste, pois, no acompanhamento direto do profissional de campo e a orientação e avaliação permanentes do professor supervisor. Portanto, a responsabilidade ética e técnica da supervisão direta é tanto do supervisor acadêmico quanto do supervisor de campo.
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é uma entidade Acadêmico Científica que coordena e articula o projeto de formação em serviço social no âmbito da graduação e pós graduação.
Um novo momento marcante na história da ABESS ocorreu na segunda metade da década de 1990, com a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da articulação entre ...
A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) é responsável pela articulação e mobilização dos estudantes de Serviço Social no país.
A ação política da Abepss, do Conjunto Conselho Federal de Serviço Social/Con- selhos Regionais de Serviço Social e da Executiva Nacional dos Es- tudantes de Serviço Social (CFESS/Cress e Enesso) é um elemento fundante para a manutenção do projeto ético-político do Serviço Social no Brasil, na medida em que um projeto ...
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
Conforme orientação legal do CFESS, na Resolução 582/2010, Art. 71 – os Assistentes Sociais usarão, obrigatoriamente, o respectivo número de registro antecedido da expressão A.S. n° e a sigla de seu CRESS, e deverão usar a expressão SEC, quando a inscrição for Secundária (conforme imagens).
Para exercer a profissão de Serviço Social é necessário concluir graduação em Serviço Social em instituição de ensino reconhecida pelo MEC e proceder a inscrição no CRESS. O registro no Conselho é pré-requisito estabelecido pela Lei de Regulamentação Profissional para o exercício regular da profissão de Serviço Social.
Cartão e placa deve conter: nome completo do profissional, categoria (Fisioterapia ou Terapia Ocupacional), número do CREFITO, endereço e telefone. Pode-se colocar áreas de atuação ou especialidade (se tiver) e nome fantasia.
Assistência Social (CRAS).
Conforme Resolução Cofen 191/96 e 448/2013, o carimbo identificador do profissional deve conter nome completo sem abreviatura, a sigla “Coren” seguida da sigla da Unidade da Federação onde foi feita a inscrição, número de registro e a categoria profissional.