Este antibiótico está indicado para o tratamento de infecções causadas por micro-organismos sensíveis ao ciprofloxacino:
O ciprofloxacino também deve ser evitado nos pacientes com as seguintes caraterísticas:
Ação esperada de Cloridrato de Ciprofloxacino O ciprofloxacino pertence ao grupo das quinolonas. As quinolonas bloqueiam determinadas enzimas de bactérias que têm um papel fundamental no metabolismo e na reprodução bacteriana, matando as bactérias causadoras da doença.
Recomenda-se que espere até três dias após o final do tratamento com antibiótico para ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, o álcool, quando utilizado junto com determinados antibióticos podem potencializar o efeito do medicamento e de hepatotoxicidade (dano no fígado).
Administração oral. 15 mg de ciprofloxacino/kg de peso corporal, duas vezes por dia. Não se deve exceder o teto máximo de 500 mg por dose (dose diária máxima: 1000 mg). A administração do medicamento deve começar o mais rapidamente possível após suspeita ou confirmação de exposição.
Antraz por inalação (após exposição) Adultos: Administração intravenosa: 400 mg i.v., duas vezes por dia. Crianças: Administração intravenosa: 10 mg/Kg, duas vezes por dia. Não se deve exceder o teto máximo de 400 mg por dose (dose diária máxima: 800 mg).
Cipro® 500 mg - 1 comprimido revestido contém 582 mg de cloridrato de ciprofloxacino monoidratado, equivalentes a 500 mg de ciprofloxacino. Componentes inertes: celulose microcristalina, amido, crospovidona, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio.
Princípio Ativo: cloridrato de ciprofloxacino
(Excipientes: laurilsulfato de sódio, talco, estearato de magnésio e dióxido de silício coloidal; componentes da cápsula: dióxido de titânio, metilparabeno, propilparabeno, gelatina, tartrazina,azul brilhante,carmoisina, laurilsulfato de sódio).
Ciprofloxacino é um antibiótico sistêmico, pertencente ao grupo dos quinolônicos, capaz de inibir a DNA-girase bacteriana, bloqueando assim o metabolismo bacteriano, o que leva à eliminação do micro organismo. Assim, o Ciprofloxacino tem um elevado efeito bactericida sobre um amplo espectro de micro-organismos.
O princípio ativo amoxicilina é quimicamente a D-(-)-alfa-ami- no p. hidroxibenzil penicilina, uma aminopenicilina semi-sintética, do grupo dos antibióticos beta-lactâmicos.
Posso tomar amoxicilina e dipirona no mesmo horário? Sim, Pode tomar.
A Nimesulida é um anti-inflamatório, enquanto que a combinação de amoxicilina-clavulanato faz parte da classe de antibióticos. Podem ser usadas em combinação porém sempre com orientação e prescrição médica.
A interação entre antibióticos e analgésicos não é grave, mas um pode anular o efeito do outro, ou, no pior dos casos, de ambos os medicamentos. Recomenda-se comunicar ao médico quais grupos de medicamentos você precisará ingerir em determinado período de tempo.
Consumir álcool durante o tratamento É comum ouvir que ingerir álcool "corta" o efeito do antibiótico.
Bebidas alcoólicas não podem fazer parte da alimentação diária durante o uso de antibióticos já que podem piorar os efeitos colaterais, como náusea, dor abdominal, ondas de calor, batimento cardíaco rápido ou irregular, dores de cabeça, tontura e sonolência.