A boa notícia é que os nós musculares têm cura e podem ser tratados de diversas maneiras:
Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
1 Qualidade ou estado do que é rígido, do que não possui flexibilidade; rigor, rijeza. 2 Austeridade generalizada, especialmente de princípios ou de comportamento; intransigência, rigor, severidade.
A rigidez, frequentemente, acontece associada à lentidão de movimentos (bradicinesia). Uma sensação de fraqueza e dor podem ocorrer também. Ela surge, na maioria das pessoas, em um braço, passa para a perna e, então, atinge o outro lado do corpo. Os músculos esticam quando estão em movimento e relaxam em repouso.
Outra causa muito comum de rigidez muscular é a falta de nutrientes específicos no organismo, como o magnésio e potássio. Por isso, uma dieta balanceada é fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada.
A qualidade da superfície articulatória, o nivelamento da cartilagem e a fibrose são causas comuns da queixa de rigidez articular. O aumento do líquido sinovial e a hipertrofia sinovial podem ser fatores importantes na restrição do movimento articular.
Principais sintomas
Bebês mais velhos e crianças geralmente desenvolvem infecção através de contato com secreções respiratórias (por exemplo, saliva ou muco nasal) que contêm bactérias que causam a meningite. As bactérias que podem infectar bebês e crianças mais velhas incluem Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis.
A meningite bacteriana é uma infecção das camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) causada por bactérias. Recém-nascidos com meningite bacteriana são geralmente irritáveis, vomitam ou podem ter convulsões.
Acetaminofeno (paracetamol) pode ser útil para tratar dores de cabeça, e essas pessoas também devem tomar bastante líquido. Recém-nascidos e crianças pequenas, ou pessoas com sinais de complicação, pode exigir medicação anti-viral para combater o vírus que causa a infecção.
Prevenção