A posição de sims é uma variante da posição lateral, diferindo em relação à distribuição do peso do paciente que é colocado no ílio anterior, úmero e clavícula. Usada para realizar exames retais, lavagem intestinal, exames vaginais e aplicação de supositórios.
É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados. Afim de promover conforto ao paciente e conseguir um bom alinhamento do corpo são utilizados travesseiros, almofadas e rolos, para dar apoio ao paciente, evitar as posições viciosas dos pés e mãos e preservar a posição anatômica do corpo.
A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.
Primeiros socorros em caso de pessoa inconsciente
- Chame imediatamente o serviço médico de emergência; - Mantenha a vítima deitada e afrouxe as roupas dela; - Transmita calma; - Se a vítima entrar em parada cardíaca, inicie os procedimentos de reanimação.
A (Airway) — Vias aéreas Avalia-se a via aérea ( se está pérvia), solicitando, quando possível, que o paciente fale ( diga o seu nome, por exemplo). A obstrução da via aérea no trauma pode se dar por corpos estranhos, sangue, fragmentos ósseos, restos alimentares, lesões de laringe e traquéia.
O chamado ABCDE do Trauma é uma série de precauções criadas para proteger a integridade de um paciente em situação de risco. Diferente do que alguns imaginam, esse procedimento não é executado somente por profissionais da saúde, já que você não precisa saber tudo sobre trauma para estar apto a colocá-lo em prática.
Usa-se então, tanto pelo socorrista leigo, quanto pelo profissional um parâmetro para se medir e avaliar o nível de consciência da vítima chamado A.V.D.I (Alerta, Voz, Dor e Inconsciência):
A avaliação primária é o exame que tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte da vítima.
Se a vítima está respirando; Se as vias aéreas estão desobstruídas; Se a vítima apresenta pulso. A análise realizada na avaliação primária deve ser de maneira rápida, no máximo em dois minutos, tempo em que pode ser determinante para as futuras ações em que você irá tomar.
🚨 ANÁLISE PRIMÁRIA ⚪ Essa é a primeira análise que você realiza na vítima, onde se segue um método de exame dando ao bombeiro uma sistemática e forma lógica de identificar e avaliar os problemas da vítima, estabelecendo prioridades de tratamento.
É o processo ordenado pelo qual obteremos informações sobre os problemas de natureza clínica ou traumática da vítima, por meio de entrevista e exames físicos, procurando identificar as alterações que a coloquem em risco de morte e oferecendo-lhe os cuidados de Primeiros Socorros de modo a mantê-la estabilizada buscando ...
A avaliação secundária deve se ater em um exame físico detalhado, uma visualização da cabeça aos pés, e definir os parâmetros de frequência cardíaca e respiratória e se possível pressão arterial e a temperatura, e as condições em que se encontram as partes do corpo, fratura e hemorragia.
A abordagem secundária se inicia somente quando terminada a abordagem primária, ou manobras de RCP, quando instituídas e obtido sucesso, com o objetivo de examinar todos os segmentos do corpo na sequência céfalo – caudal (sempre), em busca de possíveis lesões que embora graves, não impliquem em risco iminente de morte.
Ela se desenvolve obedecendo às seguintes etapas: determinar inconsciência;abrir vias aéreas;checar respiração;checar circulação; e checar grandes hemorragias.
● Divide-se em quatro etapas sequenciais: