Salix alba, ou salgueiro-branco, é a espécie mais popular para uso medicinal. Usado durante milhares de anos para o tratamento de febres e dores de cabeça, a casca do salgueiro-branco contém um precursor do analgésico mais popular utilizado nos dias de hoje – a aspirina ou o ácido acetilsalicílico (AAS).
Chorão tem uso científico comprovado como anti-inflamatório e antitérmico. Preparar por decocção e usar em casos de gripe e resfriado. Para mais informações, consulte a MONOGRAFIA. Originário de regiões temperadas do hemisfério norte (Europa, Ásia e América do Norte ).
Para que serve a Aroeira e como preparar o chá A aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias em mulheres.
De acordo com a lei bíblica (Lev. 23:40), cada judeu tem que juntar quatro espécies da natureza, amarrá-las juntas e abençoá-las. O salgueiro é uma delas. O salgueiro, de acordo com a lei oral do judaísmo, não tem nem cheiro nem gosto e simboliza as pessoas ignorantes e pecadoras do povo de Israel.
Significado de Salgueiro substantivo masculino Nome de um grande grupo de árvores e arbustos graciosos que em geral têm galhos delgados e folhas estreitas.
Muda de Salgueiro Chorão - Uma escolha perfeita para paisagismo. O Salgueiro-chorão é uma árvore pertencente à família das Salicaceae ou salgueiros. É uma árvore nativa do norte da China, mas cultivado há milênios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao longo da rota da seda até à Babilônia.
Os salgueiros ficam muito bonitos em um jardim. Contanto que você escolha uma boa área para plantar que tenha boa drenagem e bastante sol, eles são bem fáceis de plantar. Você terá que fazer um buraco grande e cercar a bola da raiz com muita terra. Regue o salgueiro frequentemente no primeiro ano após plantar.
Remova os galhos que crescerem acima da copa da árvore. Os galhos devem se curvar em direção ao chão a partir da copa e, se eles simplesmente continuarem a crescer, prejudicarão a bela aparência da árvore.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Modo de cultivo: Para plantar as mudas, abrir a cova o dobro do tamanho do torrão, acrescentar o adubo animal curtido misturado com o composto orgânico. Adicionar adubo granulado tipo NPK formulação cerca de 200 gramas/cova, misturando, podendo adicionar um pouco de areia para garantir maior drenagem.
Como Plantar: A semeadura deve ser efetuada diretamente com os frutos ou com as sementes logo após sua obtenção, em canteiros semi-sombreados com substrato de solo arenoso. Cobrir levemente as sementes com terra peneirada e irrigar duas vezes por dia. A germinação não é muito abundante (50%).
As flores amareladas e pouco vistosas são reunidas em inflorescências e os frutos são drupas globosas e de coloração vermelha. Locais de Ocorrência: Relatos indicam a ocorrência de Aroeira Salsa desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Madeira: Dura, pouco elástica, com alburno escuro e de excelente durabilidade.
Auxilia no tratamento da sífilis, dificuldades para urinar, pedra nos rins e bexiga, estreitamento das vias urinárias, infecções vaginais, Úlceras. Ervas: Salsa parrilha, aroeira, jurubeba, catuaba, boldo, chapéu de couro, carqueja, angico, quebra pedra, velame do campo.
- aroeira-do-campo, aroeira-vermelha, gonçalo-alves, nativa dos cerrados do Brasil central. Lithraea molleoides (Vell) Engl. - aroeira-branca, aroeira-brava, aroeira-do-brejo, aroeira-da-capoeira, bugreiro, nativa de várias formações do sul e sudeste do Brasil.
Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura e fissurada. A aroeira-mansa é dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos. As flores são pequenas, branco esverdeadas, dispostas em inflorescências axilares e terminais do tipo rácemo, e são muito atrativas para abelhas.
A aroeira-mansa é uma árvore de pequeno a médio porte, capaz de alcançar de 5 a 9 metros de altura. Seu caule é um pouco tortuoso e a casca escura e fissurada. As folhas são imparipinadas, com 8 a 12 centímetros de comprimento e 7 a 13 folíolos verdes, elípticos a obovados, com nervuras claras.
Terra da Gente Características Morfológicas: Árvore encorpada, de copa densa e bem distribuída, a aroeira-vermelha tem altura entre cinco e dez metros, com troncos revestidos de casca grossa. A largura média fica entre 30 e 60 centímetros de diâmetro.
Flora. Espécie é conhecida por pimenta-rosa e ocorre de Pernambuco ao Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) pertence à família Anacardiaceae e pode medir até 10 metros de altura. A árvore, que tem origem no Brasil, possui flores pequenas e frutos vermelhos.
Também chamada de aroeira-vermelha, aguaraíba e cambuí, a aroeira nada mais é que uma planta com folhas bem aromáticas e frutos redondos, pequenos e vermelhos que é muito usada para fins medicinais.
Chá de aroeira para gastrite Segundo pesquisas científicas, este remédio caseiro é tão eficaz quanto o Omeprazol, um dos medicamentos mais utilizados contra a gastrite no Brasil. Ferva os ingredientes por cerca de 10 minutos, deixe amornar, coe e beba este chá várias vezes ao dia, como substituto da água.
Chá de aroeira Coloque as cascas dentro da água e leve ao fogo até ferver; Coe e beba de 3 a 4 vezes por dia.